Desenhos Antigos dos Anos 80, 90 e 2000: Relembre a Abertura de Cada Um

Prepare-se para uma viagem no tempo repleta de nostalgia! Neste artigo, vamos relembrar os desenhos animados que fizeram parte da infância das gerações que cresceram nos anos 80, 90 e 2000.

Quem não se lembra das manhãs animadas em frente à televisão, ansioso para acompanhar as aventuras dos personagens queridos? Esses desenhos marcaram uma era e deixaram uma marca indelével em nossos corações.

Então, segure a nostalgia e embarque conosco nessa jornada nostálgica pelos desenhos animados que encantaram e divertiram tantas crianças ao longo das décadas.

Desenhos antigos infantis dos anos 80

1 – O Clube da Luluzinha

O SBT transmitiu o desenho animado O Clube da Luluzinha no Brasil nos anos 1980. A série se baseia nos cartoons da cartunista Marjorie Henderson Buell, que criou em 1935.

Em 1945, a personagem Luluzinha recebeu sua própria revista em quadrinhos, que se manteve publicada até 1984. No Brasil, sua primeira aparição foi em 1955, nos quadrinhos da editora O Cruzeiro.

A história acompanha uma menina inteligente e determinada chamada Luluzinha, que adora inventar histórias de aventuras e acaba se envolvendo em diversas situações complicadas.

O desenho animado produziu-se entre 1943 e 1948, mas só alcançou a televisão brasileira nos anos 1980, sendo transmitido pelo SBT.

Além disso, a personagem também ganhou um anime chamado “Luluzinha e Seus Pequenos Amigos”, que foi ao ar nos Estados Unidos entre 1976 e 1977, e posteriormente, nos anos 1980, no Brasil, pela emissora do Sílvio Santos.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – osabido

2 – O Show do Pica Pau

O Pica Pau é um icônico personagem que marcou a infância de várias gerações no Brasil. Embora a extinta Rede Tupi tenha transmitido pela primeira vez na televisão brasileira em 1951, é difícil deixá-lo de fora desta lista.

O carismático e um tanto travesso Pica Pau conquistou as memórias de muitas crianças que cresceram nas décadas de 1980 e 1990, quando o desenho ganhou grande popularidade na televisão brasileira a partir de 1981, com a transmissão pelo SBT.

Com sua risada inconfundível, o Pica Pau cativou crianças de diferentes gerações, que acompanhavam suas trapalhadas ao lado de seu fiel cavalo Pé de Pano.

E, é claro, no final, tudo dava certo para o passarinho, mas nem tanto para os outros personagens, como Picolino, Zeca Urubu e Leôncio.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – CanaldoED

3 – She-Ra: A Princesa do Poder

She-Ra: A Princesa do Poder foi uma série animada transmitida pela Globo entre os anos de 1985 e 1986.

Criada como uma contraparte feminina de “He-Man e os Mestres do Universo”, a trama segue a personagem Adora. Após atravessar um portal dimensional, He-Man/Príncipe Adam se junta à rebelião contra a Horda, mas a capitã Adora o captura.

Durante seu período de aprisionamento, no entanto, He-Man alerta Adora de que ela está lutando do lado errado. Ela decide explorar a cidade por si mesma e gradualmente compreende que a Resistência está certa em lutar contra a Horda.

Adora passa a se libertar dos feitiços que controlavam sua mente e decide lutar pelo lado correto.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – TRAILERS PREMIUM

4 – Tom e Jerry

O SBT exibiu em 1980, no Brasil, a clássica animação Tom e Jerry, mesmo tendo sido originalmente transmitida nos Estados Unidos entre 1940 e 1967. Essa série conquistou grande popularidade entre as crianças que cresceram nas décadas de 1980 e 1990 no Brasil, devido à sua exibição no SBT.

Anteriormente, a Rede Globo já havia transmitido a divertida rotina de perseguição entre o gato Tom e o rato Jerry nos anos 1960. No entanto, quando falamos das crianças dos anos 1980, a transmissão pelo SBT é a que mais marcou história.

A produção da Hanna-Barbera continuou a encantar novas gerações, sendo transmitida pelo Cartoon Network de 1992 a 2010 e atualmente sendo exibida no canal Boomerang.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – TV Bons Tempos

5 – Muppets Babies 

Muppets Babies é uma série animada que teve início em 1984 e foi transmitida pelo SBT. A ideia para a criação da série surgiu de uma cena do filme “The Muppets Take Manhattan”, onde Miss Piggy imagina como seria se ela e Kermit/Caco, o Sapo, tivessem crescido juntos.

O desenho apresenta os personagens quando bebês, acompanhados por sua babá, que é mostrada apenas pela metade do corpo. No Brasil, o programa da Mara Maravilha, no SBT, transmitiu as aventuras desses personagens durante os anos 1980.

A popularidade da série resultou em diversos outros filmes e, em 2018, houve um reboot da série no Disney Junior.

E aqui está uma surpresa interessante: a série Muppets Babies foi produzida pela renomada The Jim Henson Company e pela Marvel Productions, com produção adicional da Toei Animation.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Universo Musical

6 – Os Smurfs

Os Smurfs é uma série animada que estreou em 1981 na emissora Globo. Criados pelo cartunista e roteirista belga Pierre Culiford, conhecido como Peyo, os Smurfs apareceram pela primeira vez em quadrinhos em 1958.

A Hanna-Barbera Productions decidiu investir na adaptação animada da série, que se tornou um grande sucesso. Desde então, a franquia expandiu para filmes, jogos e até mesmo um parque temático.

A história dos Smurfs gira em torno de pequenas criaturas azuis que vivem em uma vila na floresta, liderada pelo Papai Smurf. Personagens como Smurfette, Gênio, Trapalhão, Fortinho e Desastrado enfrentam as artimanhas do malvado feiticeiro Gargamel.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Imperio Liancount

7 – Thundercats

Thundercats estreou em 1985 também na emissora Globo. A série conta a aventura dos sobreviventes da destruição do planeta Thundera.

Os ThunderCats, nobres thunderianos, fogem para proteger a lendária Espada Justiceira, que abriga o Olho Místico de Thundera, uma poderosa fonte de energia.

Após um período de animação suspensa de 30 anos, eles acordam no Terceiro Mundo. Lion-O, Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf constroem a Toca dos Gatos junto aos nativos amigáveis. No entanto, o terrível feiticeiro Mumm-Ra também busca o Olho de Thundera.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Igor Franco

8 – He-Man

He-Man estreou em 1982 e foi transmitido pela Globo. O personagem surgiu após a recusa da Mattel, em 1976, em produzir action figures de Star Wars. Após o sucesso dos filmes de George Lucas, a Mattel lançou várias linhas de brinquedos, incluindo He-Man.

O príncipe Adam de Eternia, capaz de se transformar em He-Man ao empunhar a Espada do Poder e proclamar “Pelos poderes de Grayskull…eu tenho a força!”, protege todos contra o perigoso Esqueleto.

A série conquistou gerações com suas aventuras e foi apresentada em programas populares como Balão Mágico, Xou da Xuxa, TV Colosso e Angel Mix.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – FLAVIO MOURA

9 – Os Ursinhos Carinhosos

Os Ursinhos Carinhosos estreou em 1985, mas foi exibido no SBT nos anos 1990, inicialmente no programa Show Maravilha e depois no Bom Dia & Cia.

Os alegres personagens surgiram originalmente em 1981 como ilustrações de cartões de boas-festas e aniversário. Em 1985, eles ganharam sua própria série animada de TV, seguida por três filmes.

A história acompanha uma família de ursinhos coloridos, cada um com uma insígnia e um poder especial, que ajudam as pessoas a compartilharem bons sentimentos e protegem a Terra do mal do vilão Coração Gelado.

Recentemente, a série foi reimaginada em uma versão em animação 3D na Netflix.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Café Nostálgico

10 – Caverna do Dragão

Caverna do Dragão é uma série animada que estreou em 1983 e foi transmitida pela Globo. A história emocionante de Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby, que tentavam desesperadamente voltar para casa a cada episódio, marcou a infância de todos que acompanharam a série.

No Brasil, a Caverna do Dragão estreou em 1986, no programa Xou da Xuxa da Rede Globo.

Baseada no popular jogo de RPG “Dungeons & Dragons”, a série acompanha seis jovens que, após um passeio de montanha-russa, são transportados para o mundo perigoso e mágico de Dungeons & Dragons.

Com a ajuda do misterioso Mestre dos Magos, eles enfrentam o Vingador enquanto tentam encontrar uma maneira de voltar para casa.

Curiosidade: A série não teve um final conclusivo, e uma teoria obscura sobre o possível desfecho ganhou popularidade na internet: os jovens teriam morrido durante o passeio de montanha-russa, explicando por que nunca conseguiam retornar.

Além disso, o Vingador seria uma criação do próprio Mestre dos Magos, e Uni, o adorável unicórnio, na verdade seria um demônio com a missão de atrapalhar constantemente o retorno das crianças. Bem sombrio, não é mesmo?!

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Negan Spd

11 – Garfield e seus Amigos

Garfield e seus Amigos, baseado nos populares quadrinhos, é uma série animada que estreou em 1988.

Garfield, o preguiçoso gato laranja, Odie, o atrapalhado cachorro, Nermal, o autoproclamado “gato mais bonito do mundo”, e outros personagens divertidos protagonizam as aventuras do dia a dia nesse desenho animado.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – BrScotti

12 – Cavalo de Fogo

Cavalo de Fogo foi lançado pela Hanna-Barbera em 1986 e foi transmitido pelo SBT. A série apresenta a história de Sara, uma jovem com um passado misterioso que esconde seu verdadeiro destino como princesa do reino de Dar-Shan.

Salva das garras da bruxa Diabolyn quando era apenas um bebê, Sara cresceu em nosso mundo.

Aos 13 anos, ela descobre que seu medalhão é mágico e pode convocar o Cavalo de Fogo, que a transporta para seu reino de origem em um universo paralelo. Lá, ela deve proteger seu reino da vilã e honrar o legado de seus pais.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Leo Alves

13 – Babar

Babar é um desenho animado baseado no livro francês “L’Histoire de Babar”, escrito por Jean de Brunhoff. A série estreou em 1989 na emissora Tv Cultura.

A história narra a vida de Babar, o Rei dos Elefantes. Após a morte de sua mãe por um caçador na floresta, Babar foge para a cidade ainda criança. Lá, ele é acolhido por uma senhora humana que o ensina a andar e se comportar como um humano.

Quando adulto, Babar retorna à floresta e salva seus amigos elefantes do caçador que matou sua mãe, o que leva à sua coroação como Rei dos Elefantes.

A aclamada série animada acompanha a vida de Babar após seu casamento com Celeste, a construção da Cidade dos Elefantes e o crescimento de seus três filhos.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – megatempos

14 – Cãezinhos do Canil

Cãezinhos do Canil é uma série animada transmitida pelo SBT em 1986, produzida pela icônica Hanna-Barbera.

A trama segue a rotina e as aventuras de um grupo de cachorrinhos que tentam ajudar na adoção dos animais que chegam ao canil.

O líder da equipe canina é o corajoso Medroso. Ao seu lado, estão Nose Marie, uma figura materna, Olhos Brilhantes, sempre animada, Uivador, o cientista maluco, Sonhador, o criativo, e Holly, sobrinha da vilã Katrina.

Juntos, eles vivem divertidas aventuras em busca de lares amorosos para os animais do canil.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – DesenhosRaros

Desenhos antigos infantis dos anos 90

1 – Inspetor Bugiganga

Inspetor Bugiganga é uma série animada lançada em 1982, mas só foi exibida no Brasil na década de 1990, inicialmente pela Rede Record e posteriormente pelo SBT.

O desenho segue as aventuras de um atrapalhado inspetor policial que, após um acidente, é transformado em uma espécie de robô equipado com centenas de bugigangas.

Em 1999, a Walt Disney Studios lançou um filme live-action de Inspetor Bugiganga, com o ator Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado) interpretando o protagonista.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Lucas Emanuel Batista

2 – Homem-Aranha: A série animada

Homem-Aranha: A série animada é uma produção aclamada que estreou em 1994 e foi transmitida pela emissora Globo. Muitos consideram essa animação como uma das melhores adaptações do personagem até hoje, além de ser a série animada do Homem-Aranha mais bem-sucedida.

Desenvolvida pela Marvel Productions de 1994 a 1998, a série contou com a produção executiva, revisão e consultoria de histórias de ninguém menos que Stan Lee, um dos grandes nomes por trás da Marvel.

A animação foi adorada pelos fãs do herói aracnídeo e apresentou diversos vilões icônicos dos quadrinhos do Homem-Aranha, como Venom, Mysterio, Duende Verde, Doutor Octopus e Abutre.

Além disso, contou com participações de outros heróis, como Homem de Ferro, Capitão América, Demolidor, X-Men, Justiceiro, entre outros.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Arquivanimado

3 – Rugrats: Os Anjinhos

Rugrats: Os Anjinhos é uma série animada que estreou em 1991 e foi transmitida pela TV Cultura, SBT e Rede Globo no Brasil. Produzida pelo Nickelodeon Animation Studios, a animação foi um grande sucesso.

A série acompanha a rotina de um grupo de bebês composto por Tommy Pickles, Chuckie Finster e os gêmeos Phil e Lil DeVille. Eles têm a habilidade de se comunicar entre si, mesmo que os adultos não os entendam, e se aventuram com inocência e imaginação.

No Brasil, Rugrats: Os Anjinhos foi exibido na TV Cultura, no programa Bom Dia & Cia do SBT, e nos programas Bambuluá e TV Globinho da Rede Globo. A série conquistou uma legião de fãs com suas histórias divertidas e cativantes.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Imperio Liancount

4 – SWAT Kats

SWAT Kats é uma animação de sucesso da Hanna-Barbera que estreou em 1993 e foi transmitida pelo SBT.

A série acompanha as aventuras da dupla de gatos T-Bone e Razor, ex-pilotos da força militar que foram injustamente expulsos. Eles continuam a proteger a cidade de MegaKat City de vários perigos como os vigilantes SWAT Kats.

No Brasil, SWAT Kats foi exibido em canais fechados como Cartoon Network e Boomerang, além de ter sido transmitido na TV aberta pelo SBT, nos programas Bom Dia & Cia com Jackeline Petkovic, Vovó Mafalda, Sessão Desenho, A Hora Warner e Sábado Animado, e também pela Rede Globo, nos programas TV Colosso, Xuxa Park, Angel Mix e Festival de Desenhos.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Arquivanimado

5 – Tiny Toons

Tiny Toons é uma série animada que estreou em 1990 e foi transmitida pela Globo. Os personagens desse desenho frequentam a Acme Looniversidade, com o objetivo de se tornarem a próxima geração de personagens de sucesso dos Looney Tunes.

Inspirados nos personagens clássicos, eles são versões mais jovens dos originais, embora tenham seus próprios nomes e histórias.

Perninha e Lilica foram inspirados no Pernalonga, Plucky Duck no Patolino, Presuntinho no Gaguinho, Roy Corrói no Taz, Frajuto no Frajola, Fifizinha no Peppe Le Pew, Coiote Coió no Coiote e Bipezinho no Papa-Léguas.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Propagandas Históricas

6 – As Meninas Superpoderosas

As Meninas Superpoderosas é uma animação que estreou em 1998 e foi transmitida pelo Cartoon Network e SBT.

Inicialmente produzida pela Hanna-Barbera e posteriormente pelo Cartoon Network Studios, a série segue as aventuras de Florzinha, Lindinha e Docinho, criadas pelo Professor Plutônio.

Elas precisam salvar a cidade de Townsville, enfrentando vilões com a ajuda do famoso Macaco Louco, enquanto se divertem entre uma brincadeira e outra.

Durante sua exibição de 1998 a 2005, a série original de As Meninas Superpoderosas foi indicada a seis prêmios Emmy, nove Annie Awards e um Kids Choice Awards. Em 2016, o Cartoon Network lançou uma nova versão do desenho, mantendo a popularidade das adoráveis super-heroínas.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Fábrica de Lembranças

7 – Hey Arnold!

Hey Arnold! é uma série animada que estreou em 1996 e foi transmitida pela Nickelodeon. A história gira em torno de Arnold, um aluno da quarta série que mora em uma pensão com seus avós.

A animação acompanha a rotina do jovem e suas experiências pela cidade, abordando importantes temas e lições de vida, incluindo alguns mais sérios e tristes, o que lhe rendeu grande reconhecimento.

A série teve 100 episódios divididos em 5 temporadas e ficou no ar até 2001. Em 2017, Hey Arnold! ganhou um filme animado que resolveu algumas linhas de trama que haviam ficado sem respostas na animação original, proporcionando aos fãs uma conclusão satisfatória.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Desembolorando

8 – Doug Funnie

Doug Funnie é um desenho animado que estreou em 1991 e foi transmitido pelo SBT e Manchete. Como o primeiro Nicktoon (animação produzida pela Nickelodeon), Doug Funnie conquistou o público brasileiro, especialmente quando era exibido no programa Disney Club do SBT e no Disney Channel.

A série acompanha as aventuras do atrapalhado e sonhador Doug ao lado de seu melhor amigo Skeeter e seu fiel cachorro Costelinha. Doug retrata o dia a dia da adolescência e deixou uma marca na geração dos anos 1990.

O personagem ganhou brinquedos, uma série de livros, um filme, um videogame e até um musical, solidificando sua popularidade.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Desenhos Classicos

9 – O Fantástico Mundo de Bobby

O Fantástico Mundo de Bobby é uma série animada que estreou em 1990 e foi transmitida pelo SBT. O desenho conquistou o público ao focar na infância e imaginação de Bobby, um menino autista de quatro anos.

Com um estilo de arte e trama extremamente lúdicos, a animação retrata as experiências cotidianas de Bobby de maneira fantasiosa e criativa.

Criado pelo ator e comediante canadense Howie Mandel, O Fantástico Mundo de Bobby foi exibido no Brasil pelo SBT, em programas como Show Maravilha, Bom Dia & Cia e Sábado Animado.

A série cativou os espectadores ao oferecer uma perspectiva única sobre a infância e estimular a imaginação.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – ReMaStErIzAdOr

10 – Johnny Bravo

Johnny Bravo é uma série animada que foi ao ar entre 1997 e 2004. O desenho nos apresentou ao vaidoso Johnny Bravo de forma cômica e satírica.

Ele era conhecido por seu estilo playboy musculoso e acreditava que poderia conquistar tudo e todos com sua beleza. No entanto, suas tentativas de sucesso geralmente falhavam devido à sua falta de inteligência e falta de educação.

Produzida e exibida pelo Cartoon Network em parceria com a Hanna-Barbera, a série acompanhava as várias desventuras de Johnny na busca por uma namorada.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – aberturasmania

11 – Beavis e Butt-Head

Beavis e Butt-Head é uma série animada que estreou em 1993 e foi transmitida pela MTV.

O desenho apresentava dois adolescentes preguiçosos, mal-educados e com problemas sociais que encontravam humor em situações associadas à violência, sexo e destruição, embora eles não tivessem experiência real com esses temas.

Apresentada na MTV, que era conhecida por sua programação musical, a série frequentemente mostrava os personagens comentando videoclipes de artistas ou clipes de outros programas, como Jersey Shore.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Klybethepenguin

12 – A Hora do Recreio

A Hora do Recreio é uma série animada que estreou em 1997 e foi transmitida pelo SBT. Produzida pela Walt Disney Television Animation, a animação acompanha as aventuras dos estudantes T.J., Vince, Spinelli, Gretchen, Mikey e Gus durante cada hora do recreio na escola.

É nesse período que os alunos vivenciam suas maiores aventuras, enfrentando os desafios de crescer e lidando com o diretor da escola, a inspetora Senhorita Finster e alguns colegas de classe que praticam bullying.

A Hora do Recreio retrata de forma divertida e emocionante as experiências e as angústias da infância e adolescência.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Klybethepenguin

13 – Coragem, o Cão Covarde

Coragem, o Cão Covarde é uma série animada que estreou em 1996 e foi transmitida pelo Cartoon Network. O desenho cativou os espectadores com sua atmosfera macabra e acompanhava as aventuras de um cão chamado Coragem, que vivia com um casal de idosos em uma fazenda isolada.

Apesar da aparente tranquilidade do local, a fazenda constantemente era alvo de ameaças, como monstros, demônios, zumbis e alienígenas. Coragem, o único ciente dos perigos, corajosamente protegia seus distraídos e incrédulos donos, Muriel e Eustácio.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – CdMChannel1

14 – Digimon

Digimon é um anime que estreou em 1999 e foi transmitido pela Globo. Inspirado no famoso Tamagotchi, o desenho seguia um grupo de jovens que são transportados para um universo paralelo, onde cada um possui um Digimon, seres digitais com poderes especiais.

Juntos, eles enfrentam os perigos desse novo mundo, misturando ação, aventura, comédia, drama e ficção científica.

O anime conquistou grande sucesso e se tornou uma franquia abrangente, com filmes, videogames, brinquedos, mangás e livros.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Nathi 96

15 – Freakazoid!

Freakazoid! é uma série animada que estreou em 1995 e foi transmitida pela Globo, Band e SBT.

Originalmente concebida para ser uma animação no estilo de Batman: The Animated Series, o desenho passou por uma mudança de tom, tornando-se uma comédia após a sugestão do produtor Steven Spielberg.

Considerado um dos desenhos mais excêntricos dos anos 1990, Freakazoid! misturava cenas de filmes antigos enquanto contava a história de Dexter Douglas.

Após seu gato ativar um defeito no novo processador do seu dono, Dexter é transportado para o ciberespaço, onde se torna um super-herói maluco. Ele absorve todas as informações da internet e ganha superpoderes, levando a situações hilariantes e surreais.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Milla Novikov

16 – Sakura Card Captors

Sakura Card Captors é um anime que estreou em 1996 e foi transmitido pela Globo. A história gira em torno de Sakura Kinomoto, uma garota de dez anos que, por acidente, descobre o Livro Clow.

Ao abrir o livro, Sakura libera 52 cartas mágicas e assume a responsabilidade de capturá-las novamente para proteger o mundo da magia das cartas errantes. Cada carta capturada concede a Sakura novos poderes mágicos.

Além de ser engraçado e envolvente, o anime apresenta mistérios inesperados, revelações sobre personagens secundários e outros elementos que contribuíram para o grande sucesso da animação em todo o mundo.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – remasterizaitor

17 – As Aventuras do Pequeno Urso

As Aventuras do Pequeno Urso é um desenho animado que estreou em 1995 e foi transmitido pela TV Cultura. Acompanhamos as adoráveis aventuras do Pequeno Urso e seus amigos em um campo calmo, cercado por lagos e belas paisagens.

O desenho transmite uma sensação de despreocupação da infância e apresenta valiosas lições, o que o tornou um programa educativo para crianças.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – De Volta Para os Anos 90

18 – Simpsons

Simpsons é uma série de animação que estreou em 1989 e foi transmitida pela Fox Channel e pela Globo.

Provavelmente a série de animação mais famosa da história da televisão, os Simpsons conquistaram um grande espaço na mídia com sua paródia satírica do estilo de vida da classe média nos Estados Unidos, incluindo críticas à cultura, política e outros aspectos da sociedade.

O desenho também se destacou por suas “previsões”, com cenas que aparentemente anteciparam importantes acontecimentos, como a aquisição da Fox pela Disney e resultados de eleições americanas.

Em 2007, os Simpsons ganharam um filme que foi um grande sucesso de bilheteria em todo o mundo.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Joseph Mama

Desenhos infantis dos anos 2000

1 – X-Men: Evolution

X-Men: Evolution estreou em 2000 e foi transmitida pela Globo. Essa série animada foi uma das muitas adaptações da franquia X-Men ao longo dos anos e, sem dúvida, conquistou um lugar especial no coração dos fãs.

Nessa versão, os personagens foram reimaginados como adolescentes, oferecendo uma abordagem fresca e sagaz para apresentar os heróis a uma nova geração.

Com a combinação irresistível de superpoderes, drama adolescente e cenas de ação emocionantes, X-Men: Evolution atraiu crianças e jovens da década de 2000, que não perdiam um episódio desses mutantes extraordinários.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – lucas pires

2 – Jimmy Neutron

Jimmy Neutron estreou em 2002 e foi transmitido pela Nickelodeon e pela Globo. Esse desenho animado alcançou um grande sucesso e chegou a ser o décimo programa de televisão mais assistido do mundo.

A série de Jimmy Neutron deu continuidade à história apresentada no filme animado lançado um ano antes, que inclusive foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.

A trama acompanha as aventuras de Jimmy, um garoto prodígio com invenções mirabolantes. Ele utiliza suas criações geniais para facilitar o dia a dia e, às vezes, para salvar o mundo dos perigos que suas próprias invenções podem causar.

Além da ação e das invenções mirabolantes, a série também aborda temas como amizade, escola e família, o que a torna envolvente para o público infantil.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Open Clos

3 – Bob Esponja

Bob Esponja estreou em 1999 e a Nickelodeon e a Globo transmitiram o desenho. Mesmo sendo lançado nos anos 1990, o desenho animado deixou uma marca forte nos anos 2000.

Criado pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, Bob Esponja conquistou crianças, adolescentes e até adultos com seu humor sarcástico e às vezes um tanto pateta, tornando-se o programa de maior sucesso da história da Nickelodeon.

Acompanhamos as trapalhadas da esponja do mar Bob Esponja e de seu melhor amigo, a estrela do mar Patrick Estrela, enquanto interagem com outros personagens, como o impaciente Lula Molusco e o avarento Sr. Siriguejo.

O desenho animado é conhecido por seu humor peculiar e pelas aventuras hilárias vividas pelos personagens na cidade submarina de Fenda do Biquíni.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – canal das aberturas

4 – Padrinhos Mágicos

Padrinhos Mágicos estreou em 2001 e foi transmitido pela Nickelodeon e pelo SBT. Essa animação acompanha as aventuras de um menino de dez anos que descobre ter padrinhos mágicos com poderes especiais.

Com muito humor e diversão, o grupo acaba se metendo em confusões de todos os tipos.

O sucesso de Padrinhos Mágicos foi tamanho que a série ganhou dez filmes ao longo de sua transmissão, além de 16 especiais que celebravam datas como o Natal ou eventos como as Olimpíadas.

Os personagens de Padrinhos Mágicos também fizeram três crossovers com os personagens de Jimmy Neutron.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Jean Cavalcante

5 – Rocket Power

Entre 1999 e 2004, transmitiram Rocket Power na Nickelodeon, Rede Globo, TV Cultura e Bandeirantes.
Esse desenho animado despertou o desejo de muitas crianças de viverem perto da praia ou aprenderem a andar de skate e patins.

Também produzido pela Nickelodeon, Rocket Power apresentou Reggie, Otto, Twister, Violet e Sam, moradores de Ocean Shores e apaixonados por esportes radicais. O sucesso do desenho rendeu três filmes e um videogame.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Antigamente

6 – Avatar: A Lenda de Aang

Avatar: A Lenda de Aang estreou em 2005 e foi transmitido pela Nickelodeon. Essa série animada foi uma das primeiras produções americanas a adotar um estilo de animação fortemente influenciado pelos animes japoneses.

Avatar: A Lenda de Aang conta uma história complexa dividida em “quatro livros”, representando cada uma das tribos: Fogo, Água, Terra e Ar.

O protagonista, Aang, é um jovem garoto destinado a se tornar o próximo Avatar, aquele que tem o poder de controlar os quatro elementos. Com a ajuda de seus amigos e aliados, ele enfrenta a poderosa Tribo do Fogo, que busca estabelecer um governo totalitário.

A série conquistou fãs em todo o mundo, recebeu diversos prêmios, incluindo o Primetime Emmy Award e o Peabody Award, e ganhou uma continuação aclamada chamada Avatar: A Lenda de Korra.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Eriika

7 – Futurama

Futurama foi ao ar de 1999 a 2013 e foi transmitido pelo Comedy Central. Criado pelo mesmo criador de Os Simpsons, Futurama é uma série de comédia que mistura ficção científica com elementos “retro-futuristas” e sátira.

A história se passa na cidade de Nova Nova York no século XXXI, explorando temas como aquecimento global, abuso de substâncias químicas e burocracia, com um humor inteligente e crítico. Os fãs elogiaram e adoraram a série, que teve sete temporadas.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – IBR PLAY

8 – Super Choque

Super Choque, lançado em 2000, foi transmitido pelo Cartoon Network e pelo SBT. Produzida pela Warner Bros. Television, essa animação adaptou os quadrinhos homônimos, trazendo para as telinhas o jovem Virgil Ovid Hawkins.

Após exposição acidental a um gás desconhecido, Virgil adquire superpoderes eletrostáticos e assume a identidade heroica de Super Choque. Ao lado de seu amigo Richie, ele luta contra criminosos e meta-humanos afetados pelo mesmo gás.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – William Marques

9 – Liga da Justiça

Liga da Justiça estreou em 2001 e as emissoras Cartoon Network e SBT transmitiram a série. Após o sucesso de Batman: A Série Animada e Superman: A Série Animada, desenvolveram essa animação, que é baseada nas histórias em quadrinhos da Liga da Justiça da América, da DC Comics.

O desenho trouxe uma adaptação fiel dos heróis dos quadrinhos, com uma abordagem séria que homenageava a formação original da equipe, ao mesmo tempo em que promovia diversidade racial e cultural.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Planet Heroes

10 – Três Espiãs Demais

Três Espiãs Demais estreou em 2001 e foi transmitido pelo Fox Kids, Disney Channel, Cartoon Network e Globo. O desenho acompanha as aventuras de Alex, Clover e Sam, três adolescentes de Beverly Hills que se tornam espiãs.

Com elementos de As Panteras, mas em uma versão mais inocente, a série divertia ao mostrar as garotas utilizando dispositivos de espionagem camuflados em itens do cotidiano.

Cada episódio trazia missões perigosas e improváveis, com a orientação do personagem Jerry, que trabalhava para a WOOHP (World Organization of Human Protection / Organização Mundial de Proteção Humana).

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Facebook – Canal Nostalgia 

11 – As Aventuras de Jackie Chan

As Aventuras de Jackie Chan estreou em 2000 e foi transmitido pela Globo e pelo Cartoon Network. Nessa série animada, Jackie Chan interpreta um arqueólogo amador e especialista em artes marciais.

Ao lado do Capitão Black, ele faz parte da organização secreta Seção 13, responsável por recuperar os 12 talismãs mágicos e combater a perigosa sociedade Mão Negra. Jackie também precisa lidar com sua sobrinha energética e intrometida, Jade Chan.

A série mescla ação, comédia e personagens carismáticos em 95 episódios.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Nostalgia Tuga

12 – Kim Possible

Kim Possible estreou em 2002 e foi transmitido pelo Disney Channel, SBT e Globo. Com a icônica frase “Chama, liga que eu sou tua amiga!”, Kim Possible conquistou uma legião de fãs nos anos 2000.

A série acompanhava as aventuras da adolescente Kim, que conciliava suas responsabilidades escolares, familiares e sociais com a missão de salvar a cidade do crime.

Contando com a ajuda de seu melhor amigo Ron e da topeira careca Rufus, Kim enfrentava vilões e desafios emocionantes. Em 2019, a Disney Channel produziu um filme live-action da personagem.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – JVnet2010

13 – Phineas e Ferb

Phineas e Ferb estreou em 2007 e foi transmitido pelo Disney Channel, Globo e SBT. A série narra as aventuras dos irmãos Phineas e Ferb durante as férias de verão.

Determinados a aproveitar cada segundo, os dois protagonizam situações surreais, como construir uma montanha-russa no quintal de casa. Enquanto isso, sua irmã mais velha, Candance, tenta constantemente incriminá-los perante seus pais.

Além disso, o ornitorrinco de estimação da família, Perry, na verdade é um agente secreto que luta contra o mal.

Com músicas cativantes, cenas divertidas que retratam a criatividade infantil e uma mistura de comédia e ação, o desenho conquistou fãs de todas as idades e recebeu indicações para o Emmy.

Relembre a cena de abertura:

Créditos: Canal Youtube – Aberturas Anime