TV Colosso 30 anos: relembre um dos programas infantis mais queridos dos anos 1990

TV Colosso
Infantil TV Colosso completa 30 anos nesta quarta-feira (19). (Foto: reprodução).

TV Colosso 30 anos: relembre um dos programas infantis mais queridos dos anos 1990

Há exatos 30 anos, no dia 19 de abril de 1993, as 8h da manhã, estreou na TV Globo a TV Colosso, um dos programas infantis da década de 1990 que mais deixou saudade. O canal de televisão fictício feito por cachorros, chegou com a difícil missão de substituir o Xou da Xuxa, que havia acabado no ano anterior.

Marcou época

Buscando uma atração para ocupar o espaço vago nas manhãs da emissora, Boni, o então diretor de programação da emissora, apostou em um grupo de teatro de bonecos chamado Cem Modos, do Rio Grande do Sul. Os artistas Luiz Ferré e Roberto Dornelles idealizaram a TV Colosso em parceria com Boninho, diretor-geral do programa.

O infantil trazia vários personagens que marcaram a infância de quem o acompanhou na época. A  mais famosa era  a sheepdog Priscila, que  seguiu fazendo aparições especiais anos após o fim da TV Colosso. Outro que era sucesso é Gilmar, um caramelo que era o contra-regra da emissora canina e tinha jeito de malandro.

No ambiente da TV fictícia, os personagens viviam uma história diferente a cada dia, sempre com um tom de humor afiado, fruto de um excelente time de redatores que contava com nomes como cartunistas, como Angeli e Laerte. A qualidade do texto fazia com que os adultos também prestassem atenção na atração que de cara foi um sucesso de audiência.

Uma curiosidade sobre o programa é que a música de abertura era cantada pelas Paquitas, como uma forma de passar o bastão entre a atração antecessora e a nova estrela das manhãs globais. A própria Xuxa chegou a fazer uma participação na TV Colosso, no programa especial de dia das crianças de 1995.

Desenhos

O infantil ficava no ar até às 12h30 e intercalando a história do dia vinham vários desenhos. Alguns foram herdados do Xou da Xuxa, como “Família Dinossauro”, “Capitão Planeta” e “Caverna do Dragão”. já outros foram exibidos como inéditos na época como “X-Men” e “Power Rangers”.

A TV Colosso ficou no ar entre 1993 e 1996, sempre sendo líder de audiência no horário. Com o sucesso, os personagens foram além da TV e  gravaram discos, viraram produtos licenciados, estampas e álbum de figurinhas e até fizeram shows pelo Brasil. Relembre a abertura do programa: