Vinicius Júnior posta compilado de atos racistas na Espanha; Veja

Vinicius Júnior sendo agarrado
Vinicius Júnior agredido após denunciar ato racista (Foto: Reprodução/Internet)

Vinicius Júnior posta compilado de atos racistas na Espanha; Veja

O Real Madrid foi derrotado pelo Valencia na tarde do último domingo (21) por 1×0 no Estádio Mestalla. Apesar do bom resultado para os donos da casa, o confronto ficou marcado por mais um ato racista de torcidas do futebol espanhol com o brasileiro Vinicius Júnior.

Diante do Valencia, foi a 10° denuncia de racismo contra o craque brasileiro no futebol espanhol, e são poucas as punições por tantos atos criminosos.

Protestos

Além da discussão com Javier Tebas, presidente de La Liga, Vinicius Júnior usou suas redes sociais para publicar um compilado de vários capítulos em que foi alvo de racismo na Espanha.

“As provas estão aí no vídeo. Agora pergunto: quantos desses racistas tiveram nomes e fotos expostos em sites? Eu respondo pra facilitar: zero. Nenhum pra contar uma história triste ou pedir aquelas falsas desculpas públicas.

O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?”.

“Tudo tranquilo” na Espanha

Um dia depois de mais um grave caso de racismo com um dos principais jogadores do Campeonato Espanhol nos últimos anos, os jornais do país não mostraram muito interesse em compartilhar o caso.

Em nenhum dos principais jornais do país, mostra a triste situação vivida pelo craque do Real Madrid.

O jornal local Superdeporte tem a foto de Vini na capa, mas a legenda exalta a torcida do Valencia com “Mestalla (nome do estádio) de primeira”, sobre Vinicius Júnior, a citação diz para o brasileiro parar de provocar.

Após a partida, Javier Solís, diretor do Valencia, criticou a postura de Vinicius Júnior.

“O que Vinicius Jr. fez foi patético. Você não pode gesticular o rebaixamento para todo o estádio”. – Disse o dirigente, ao comentar sobre as provocações de Vinicius Júnior aos torcedores do Valencia, afirmando que o time jogará a segunda divisão da próxima temporada. Para contextualizar a situação, a provocação de Vini veio após o brasileiro apontar os racistas e ter sido expulso.

No maior rival do Real Madrid, a situação de Vinicius Júnior também foi assunto. Em entrevista coletiva, Xavi demonstrou apoio ao brasileiro e foi perguntado por jornalistas se não temia receber aplausos da torcida do Real.

“Não tem nada a ver ele ser jogador do Real Madrid, antes de ser jogador do Madrid ele é um ser humano. São pessoas independente dos clubes que jogam”. – Respondeu o comandante do Barcelona.