Técnico do PSG é acusado de racismo e xenofobia na França

Treinador do PSG
Treinador do PSG pode deixar o clube por polêmica fora de campo (Foto: Reprodução / Twitter)

Técnico do PSG é acusado de racismo e xenofobia na França

Líder do campeonato francês e também o time mais poderoso financeiramente no país, o PSG não conseguiu (mais uma vez) alcançar o sonho da Champions League nesta temporada. Com apenas a Ligue 1 para disputar até o fim da atual temporada europeia, o time acumulou polêmicas fora de campo durante o ano. Na manhã desta quarta-feira (12), mais um grave caso repercute.

Racismo e xenofobia

Christophe Galtie está no cargo de treinador do PSG desde o início da atual temporada, sem grandes conquistas no comando do time, o técnico está envolvido em uma grave polêmica relacionada ao seu antigo clube.

De acordo com a TV “RMC Sport”, da França, o ex-diretor de futebol do Nice, Julien Fournier, alega que Christophe Galtie reclamava de jogadores negros na equipe do Nice.

Segundo o portal francês, Fournier fez a denúncia por email, alegando que o treinador reclamava do excesso de jogadores negros e mulçumanos no time do Nice, que não correspondia com a realidade da cidade.

Em um trecho do email relatando a denúncia, o ex-diretor do Nice relata que ficou indignado após uma conversa com Galtier enquanto ainda treinava o clube.

“O filho de Galtier me explicou que esta equipe não era como ele, que não podíamos continuar assim. Pedi a ele que me explicasse para que eu pudesse entender melhor e ele disse: ‘Você montou um time de escória'”.

Ainda sem entender muito bem o que Galtier estava falando, o dirigente pediu para que ele explicasse melhor sua opinião: “Pedi que fosse mais preciso e ele acrescentou: ‘Só há negros e metade da nossa equipe está na mesquita às sextas-feiras à tarde’. Disse ao Sr. John Valovic-Galtier que estava indignado com seus comentários e pedi a ele que saísse imediatamente do meu escritório”.

Vale lembrar que, em setembro de 2022, Julien Fournier já havia falado sobre Galtier: “Christophe Galtier nunca mais entrará em um vestiário, nem na França, nem na Europa”.

PSG investiga

O atual clube do treinador já abriu uma investigação sobre o caso, se for confirmado, é provável que Christophe Galtier deixe o comando técnico do time de Paris.

As torcidas organizadas do PSG também já se posicionaram sobre o caso, afirmando que o profissional deve deixar o clube se as denuncias forem concretizadas.

“Se as acusações contra ele forem comprovadas, não é aceitável que essa pessoa permaneça no organograma do clube. Lembramos que sempre nos posicionamos contra todas as formas de discriminação, e essa luta é uma causa histórica do nosso clube”.