PSG fracassa mais uma vez na Champions League

Messi lamenta mais uma eliminação pelo PSG
Messi lamenta mais uma eliminação pelo PSG (Foto: Reprodução)

O PSG é um dos times mais poderosos no cenário financeiro do futebol mundial há algumas temporadas, mesmo assim, o tão sonhado título da Champions League foi embora mais uma vez. Na tarde desta quarta-feira (8), o time deu adeus ao torneio após a derrota por 1×0 para o Bayern de Munique.

A missão do time francês já era extremamente complicada, já que no primeiro jogo, o PSG também perdeu por 1×0 para o Bayern jogando na França. Precisando exclusivamente da vitória em solo alemão, a equipe de Mbappé e Messi terminou o jogo sem marcar gols.

A bruxa estava solta

A primeira ausência confirmada pelo PSG para a decisão foi a de Neymar, que se machucou durante o campeonato francês e não volta mais na atual temporada.

Além do camisa 10 brasileiro, durante a partida mais problemas foram aparecendo. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Marquinhos sentiu fortes dores e precisou deixar o jogo, para o seu lugar, entrou Mukiele aos 36 minutos de jogo. No intervalo, Mukiele também precisou ser substituído por lesão, em seu lugar, entrou o jovem Bitshiabu, de 17 anos.

 “Nos faltaram jogadores importantes. A saída prematura do Marquinhos, depois a de Mukiele. Já havia a ausência de Kimpembe. Não quero me refugiar atrás disso, mas o elenco estava muito enfraquecido” – lamentou Christophe Galtier, treinador do PSG.

As criticas após a derrota

Sem Neymar, a responsabilidade de salvar o time de mais uma eliminação precoce na Champions ficou sob os ombros da dupla Mbappé e Messi, os dois grandes destaques da última final da Copa do Mundo entre Argentina e França. Mesmo com dois dos melhores jogadores do Mundo em campo, o PSG não foi páreo para o Bayern, que venceu sem tanto sofrimento.

Depois do jogo, Messi foi duramente criticado na mídia francesa.

Não o queremos, tem de sair do PSG. Ele não quer investir no clube. Li umas declarações dele em que disse ‘estou bem ambientado’… mas, ambientado a quê, meu querido? A marcar 18 gols e a fazer 16 assistências contra o Angers e o Clermont (equipes do campeonato francês)? Nos jogos importantes, desaparece.” – Disse Jerome Rothen, ex-jogador do PSG.

Rothen ainda continua sua critica ao argentino, comparado o desempenho na Champions com a atuação na Copa do Mundo, onde Messi levou a Argentina ao tão sonhado título.

“É uma piada porque vimos os jogos dele na Copa do Mundo, todos vimos a forma como se empenhou. A camisa da seleção é uma coisa à parte, mas tem que respeitar o clube que te permite manter um status e um salário. Só o PSG podia oferecer isso. Agora, o PSG desceu foi eliminado porque achou que Messi nos ia ajudar a ganhar a Liga dos Campeões e, afinal, não ajuda a ganhar absolutamente nada” – finalizou.

Apesar de também não ter conseguido ajudar o time diante do Bayern, Mbappé não foi tão criticado pela mídia francesa após o jogo, mas lamentou a eliminação.

“Estamos desapontados. No início da temporada, durante a primeira conferência de imprensa da Liga dos Campeões, disse que íamos dar o nosso melhor, dar o nosso máximo. Ele (Bayern de Munique) tem um time construído para ganhar a Champions League, e este é o nosso máximo, é tudo. Vamos agora nos questionar e voltar ao nosso dia-a-dia na Ligue 1″

Além de destacar o foco da equipe no título do campeonato nacional, Mbappé também deixou o futuro em aberto: “Estou calmo. A única coisa que importa para mim nesta temporada é vencer agora a Ligue 1 e depois nós veremos“. Vale lembrar que o Real Madrid-ESP segue interessado no atleta.

Quem também falou sobre a possibilidade de Kylian Mbappé sair do PSG foi Jamie Carragher (ex-zagueiro do Liverpool e atualmente comentarista da CBS Sports): “Mbappé tem de deixar o PSG o mais depressa possível. Eles estão longe de ganhar a Champions e penso que não irão melhorar o suficiente no próximo ano para a ganhar. Quanto antes ele chegar ao Real Madrid, melhor para ele”.

Sem mais compromissos internacionais na temporada 2022/23, o PSG volta suas atenções totais ao campeonato francês, onde lidera com 63 pontos, oito a mais do que o Olympique de Marselha. Também eliminado da Copa da França, o Paris Saint-Germain, tem apenas mais 12 jogos pela Ligue 1 para finalizar a atual temporada.