Retrospectiva 2022: confira os álbuns que atingiram o topo na Billboard 200

Billboard 200
Bad Bunny, Taylor Swift e a trilha sonora de Encanto foram os destaques do ano na Billboard 200 (Reprodução/Instagram)

A Billboard 200 é a parada principal de álbuns dos Estados Unidos. A tabela com os 200 discos mais populares da semana. Como o impacto de vendas de físicos é menor que o consumo de música por playlists em plataformas de streamings, a tabela se adaptou com o passar do tempo. Os dados são compilados pela Nielsen SoundScan com base no consumo multimétrico medido em unidades equivalentes a esses projetos.

Ou seja, cada unidade equivale a um álbum vendido. Ou dez faixas digitais individuais vendidas de um álbum, ou 3.750 de streams com suporte de anúncios nas plataformas. O cálculo é diferente para usuários assinantes destes serviços, somente 1.250 reproduções pagas com a assinatura sob demanda. Os destaques neste ano são para os álbuns de Bad Bunny, Taylor Swift e a trilha sonora do filme Encanto (2021).

As maiores estreias na Billboard 200

O quarto álbum de estúdio de Bad Bunny, Un Verano Sin Ti, liderou a Billboard 200 por 13 semanas não consecutivas. O projeto do cantor porto-riquenho é possui o reinado mais longo de 2022 e empatou com a trilha sonora de Frozen (2013) e Views (2016) do rapper Drake. O sucesso rendeu indicação ao Grammy Latino e a versão principal da maior premiação de música, onde é a primeira vez que um projeto em espanhol recebe nomeação.

Falando em animação, o filme Encanto (2021) da Disney, conseguiu ficar nove semanas no topo da tabela. É a sexta vez na história que a trilha sonora de um filme de animação alcançou o primeiro lugar na Billboard 200. Anteriormente, os longas que chegaram ao primeiro lugar na parada foram O Rei Leão (1994), Pocahontas (1995), George, o Curioso (2006), Frozen (2013) e Frozen II (2019).

O último grande destaque é o décimo álbum de Taylor Swift. O Midnights estreou na tabela diretamente no topo com 1,578 milhão de unidades, marcando a maior semana de um álbum em 2022. O Top 3 de estreias neste ano conta com Harry Styles com 521,5 mil com Harry’s House. E por fim, o Her Loss, projeto conjunto de Drake e 21 Savage, com 404 mil nos primeiros sete dias contabilizados.

Outro feitos interessantes vem do K-Pop. As meninas do Blackpink conseguiram com o Born Pink marcar o primeiro álbum de um grupo feminino sul-coreano. Já os rapazes do Stray Kids conquistou dois números um na parada em 2022 com os EPs Oddinary e Maxident, sendo os únicos artistas a conseguirem o feito no ano.

Confira o número de semanas dos álbuns na Billboard 200:

13 semanas
Un Verano Sin Ti – Bad Bunny

9 semanas
Encanto (Trilha Sonora Original do Filme) – Vários Artistas

5 semanas
Midnights – Taylor Swift

2 semanas
30 – Adele
7220 – Lil Durk
Harry’s House – Harry Styles

1 semana
SOS – SZA
DS4Ever – Gunna
Oddinary – Stray Kids
Mainstream Sellout – Machine Gun Kelly
Unlimited Love – Red Hot Chili Peppers
Call Me If You Get Lost – Tyler, the Creator
It’s Almost Dry – Pusha T
I Never Liked You – Future
Mr. Morale & the Big Steppers – Kendrick Lamar
Proof – BTS
Honestly, Nevermind – Drake
Renaissance – Beyoncé
Beautiful Mind – Rod Wave
God Did – DJ Khaled
Born Pink – Blackpink
Maxident – Stray Kids
It’s Only Me – Lil Baby
Her Loss – Drake & 21 Savage
Heroes & Villains – Metro Boomin