Relembre a trajetória de Gal Costa e veja filmes e series que contam a história da cantora

Faleceu nessa quarta-feira (9), Maria da Graça Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa. A baiana de Salvador (BA) iniciou sua carreira nos anos 60 contando com o apoio de grandes artistas da música popular brasileira como Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Gal Costa
Gal Costa (Foto: Reprodução/Instagram)

A cantora realizou recentemente uma cirurgia, onde retirou um nódulo da fossa nasal. Desse modo, ficou afastada de setembro a novembro dos palcos por recomendação médica.

Com isso, sua equipe cancelou também a participação da artista no festival Primavera Sound, evento que ocorreu em São Paulo no último final de semana. Dias depois, Gal Costa veio a óbito. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Quem foi Gal Costa afinal?

Gal antes de começar no meio musical trabalhava como balconista em uma loja de discos em Salvador. Sua trajetória com a música começou em 1963, quando a apresentadora e sua amiga, Dedé Carvalho, lhe apresentou o cantor Caetano Veloso. Sua primeira grande apresentação ao público foi em 1964, no show Nós, Por Exemplo – com Tom Zé, Maria Bethânia, Caetano e Gilberto Gil.

Com isso, a cantora nunca mais se distanciou dos palcos e da música, lançando seu primeiro álbum em 1967. Em 1971, Gal participou do movimento “tropicalista” – que surgiu durante a Ditadura no Brasil. A partir daí, começou a ter muito mais visibilidade no mundo musical e artistico.

Por fim, Gal gravou seu último trabalho em 2021, o álbum Nenhuma Dor. Contou com a participação de grandes artistas e inclusive, deu espaço para as “novas vozes” da música popular, como Tim Bernardes e Criolo.

Apesar de ser sempre muito reservada sobre sua vida pessoal, a artista em 2007 adotou Gabriel, seu único filho, quando ele tinha apenas 2 anos de idade. Gal conheceu Gabriel, que hoje está com 17 anos, em um abrigo no Rio de Janeiro e desde então os dois moravam juntos em uma casa em São Paulo.

Filmes e séries contam a história da cantora

O filme Meu nome é Gal que tem previsão para lançamento em 2023 e contará parte da trajetória da cantora. Com direção de Dandara Ferreira e Lô Potili a artista será interpretada pela atriz Sophie Charlotte.

Além do filme, já foi produzido pela HBO uma minissérie documental que também aborda a jornada artística de Gal, chamada O nome dela é Gal, de 2016. Para brindar a brilhante carreira de Gal, Gilberto Gil, Caetano e Bethânia, o documentário “Doces Bárbaros” de 1978 e está disponível na Globoplay.

Assista aos episódios 1 e 2 de O nome dela é Gal: