Amigos de longa data: veja o dueto de Gal Costa e Caetano Veloso

Aos 77 anos, Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9). A notícia, que foi dada pela assessoria de comunicação da cantora, pegou a todos de surpresa e causou comoção nas redes sociais. No perfil da diva da MPB no Instagram, o último post feito com ela ainda em vida foi um trecho de um dueto com Caetano Veloso.

Gal Costa e Caetano Veloso
Amigos de longa data: veja o dueto de Gal Costa e Caetano Veloso. (Foto: Reprodução/Instagram).

O vídeo mostra um trecho da apresentação da música “Sorte”, realizada no programa Chico & Caetano que foi ao ar na TV Globo em 1986. A canção de autoria de Ronaldo Bastos e Celso Fonseca, foi um dos grandes sucessos daquele ano e foi mais uma das muitas parcerias entre os dois.

Gal e Caetano iniciaram a sua discografia juntos no LP Domingo, lançado em 1967. No disco já aparecem grandes clássicos como “Coração Vagabundo”, “Avarandando” e “Nenhuma Dor”. De lá pra cá Gal foi a grade musa do artista baiano e deu a interpretação definitiva para muitas de suas composições.

Caetano esteve presente em todas as diferentes fases da carreira de Gal Costa. Desde a ascensão da baiana com “Divino Maravilhoso”, e o surgimento do movimento tropicalista, passando pelo momento mais rock da cantora, com ápice em 1971, no show “Fa-tal”, em que a cantora se viu como a única representante da tropicália no Brasil, já que Caetano e Gilberto Gil estavam exilados em Londres, no auge da repressão da ditadura militar.

Foram muitos os clássicos de Caetano que ganharam a interpretação inconfundível de Gal. “Como dois e dois”, “Você Não Entende Nada”, “Força Estranha”, “Negro Amor”, “Vaca Profana”, “Da Maior Importância” e outros.

Em 2011, Caetano Veloso foi um dos grandes responsáveis pela renovação de Gal Costa, apresentando-a para um público mais jovem com o álbum Recanto (2011). Com um repertório todo de autoria do baiano e produção sua ao lado do filho, Moreno Veloso, Gal entregou uma intepretação provocadora, marcante e repleta de camadas, dando vida a um dos melhores discos da década de 2010.

O último encontro entre Gal e Caetano, registrado publicamente, foi em 2021 no programa Altas Horas da TV Globo. Na ocasião, a cantora apareceu de surpresa para homenagear o amigo, protagonizando um momento de grande emoção.

Assista ao dueto de Gal Costa e Caetano Veloso: