Gilberto Gil revive o exílio na divulgação da reedição do álbum de 1971

Um dos álbuns mais relevantes da MPB, lançado há 50 anos e homônimo de seu compositor, Gilberto Gil ganhará agora sua versão em vinil. A produção é permeada de importância histórica e foi feita na época de exílio do artista.

publicidade
Gilberto Gil
Gilberto Gil revive o exílio na divulgação da reedição do álbum de 1971 (Créditos: divulgação)

O disco “Gilberto Gil” foi lançado em 1971 durante o exílio do cantor em Londres. Suas faixas consistem em composições em inglês, influenciadas pela vivência do cantor na época e permeadas de rock e blues, entremeados pela baianidade e brasilidade características de Gil.

publicidade

Para a divulgação do lançamento da edição em vinil, o cantor postou em seu Instagram algumas fotos significativas do período.

“Há 53 anos, no dia 27 de dezembro de 1968, Gil era preso em virtude do AI-5, durante a ditadura militar. Era o início do processo que o levaria ao exílio em Londres no ano seguinte”, afirma a equipe de Gil na postagem

Nas fotos, observamos o cantor na Europa, especialmente em Londres, onde o disco foi feito.

publicidade

“Essas são algumas imagens do período em que Gil passou na capital da Inglaterra. Em 1971, o disco ‘Gilberto Gil’ eternizou esse momento de sua biografia, com músicas em inglês que retratam as referências musicais adquiridas por Gil”, pontua o time.

O disco foi gravado originalmente no Chappell’s Studio, e contou com a produção musical de Ralph Mace. A foto do LP foi de Johnny Clamp, em que Gil aparece com seu violão em primeiro plano, uma referência ao protagonismo do instrumento no álbum e à sua importância na identidade musical do artista. Confira o post abaixo:

publicidade

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Foi em “Gilberto Gil” que o compositor apresentou músicas inéditas, como a hendrixiana Crazy pop rock e o samba rock blues Nega (photograph blues)

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Milena Cerqueira

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), tenho interesse e experiência em jornalismo cultural, comunicação interna e assessoria de imprensa. Na área acadêmica, realizei pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso nas áreas de música e cultura pernambucana.

Veja mais ›
Fechar