Pedro Bial revela mudança no retorno do Linha Direta: “Não será o mesmo”

Pedro Bial no novo Linha Direta
Pedro Bial no novo Linha Direta (Foto: Fábio Rocha/Globo)

Pedro Bial revela mudança no retorno do Linha Direta: “Não será o mesmo”

A Globo traz de volta o Linha Direta em uma nova versão sob o comando de Pedro Bial. O programa, que fez sucesso entre as décadas de 1990 e 2000, retorna à programação da emissora nesta quinta-feira (04). No entanto, os telespectadores do antigo formato não devem esperar que a edição 2023 do jornalístico seja igual a que assistiram.

Em entrevista à Globo, Bial destacou quais serão as novidades e temáticas do programa. “Estamos experimentando formatos que estejam mais antenados com os dias de hoje. Em cada um dos programas teremos temáticas muito relevantes como feminicídio, violência contra crianças, LGBTfobia, racismo, entre muitos outros. Às vezes, são casos que estão em andamento, então, esse é o formato preferencial: um caso concluído e um caso em aberto”, explicou.

Pedro Bial revela como será

O apresentador contou que terá ajuda dos telespectadores e participações de especialistas. “O segundo caso, em aberto, é que pedimos ajuda do público para que através dos canais de denúncia ajude a localizar foragidos da Justiça. Também vamos entrevistar no programa pessoas chave dos casos, sejam elas parentes ou especialistas, e teremos também a participação de profissionais da nossa própria equipe de roteiristas, que trabalharam na apuração das histórias”, detalhou.

O retorno do Linha Direta acontece para explorar um formato que está em alta: o true crime. “O programa tem um tipo de abordagem e troca com o público no passado e ficou identificado por isso. Ao mesmo tempo, agora temos que apresentá-lo ao público que nunca viu, ou que era muito novo quando ele foi exibido. O ‘true crime’, o crime verdadeiro, é febre mundial. Além disso, essa hiper conexão que a gente vive hoje ainda não tinha se consolidado naquela época, e isso também tem implicações e consequências na nossa linguagem”, disse Bial.

Mudança no Linha Direta

No entanto, os antigos telespectadores do programa não devem criar expectativas. “A gente gostaria de corresponder àqueles que buscam ou vão buscar naturalmente reviver alguma lembrança ou memória daquele antigo ‘Linha Direta’ que, no entanto, não será o mesmo”, afirmou o apresentador.

Pedro Bial ressaltou que o objetivo é provocar reflexões. “Ainda assim, a gente quer trazer, respeitar, buscar e atender a esse desejo de reviver como também quer propor, desafiar e provocar reflexões, já que tudo mudou muito nesses quase 16 anos em que o programa ficou fora do ar. Agora queremos convidar o público a investigar e explorar com a gente os meandros de grandes casos criminais que mobilizaram toda a sociedade brasileira”, declarou.