Os “Reis da Copa” se enfrentarão na Copa do Brasil

Cruzeiro e Grêmio
Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões da Copa do Brasil (Foto: Reprodução)

Os “Reis da Copa” se enfrentarão na Copa do Brasil

Na tarde desta terça-feira (2), a CBF realizou, em sua sede no Rio de Janeiro, o sorteio que definiu os confrontos da fase de oitavas de final da Copa do Brasil de 2023. Com 16 equipes ainda vivas na competição, 15 pertencem ao pelotão de elite do futebol brasileiro (Série A).

Em confrontos definidos por sorteio, o destaque ficou marcado pelos grandes confrontos nacionais, entre eles, o encontro das duas maiores forças da história da Copa do Brasil: Cruzeiro e Grêmio.

Os reis se enfrentam

Cruzeiro e Grêmio são dois dos gigantes do futebol brasileiro, mas que vivem um momento “diferente”. Em 2022, ambas as equipes disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro e conseguiram seu retorno para a elite no fim da temporada.

Buscando se reafirmarem no cenário nacional, avançar na Copa do Brasil significa não apenas chegar mais perto de outro título, como também um grande apoio financeiro. Vale lembrar que os times que conseguirem a classificação para as quartas de final, recebem R$4,3 milhões em premiação.

Maior campeão da competição, o Cruzeiro viveu anos complicados após seu último título (2018). Em 2023, a Raposa retorna para a Série A após três longos anos na segunda divisão. Na Copa do Brasil, o time mineiro soma seis conquistas (1993, 1996, 2000, 2003, 2017, 2018).

O Grêmio é o segundo maior campeão da história da Copa do Brasil, com cinco conquistas ao longo dos anos (1989, 1994, 1997, 2001, 2016). Desde o último título, seu melhor desempenho foi em 2020, quando teve a chance de igualar o Cruzeiro com seis títulos, mas perdeu a final para o time do Palmeiras.

Os jogos das oitavas da Copa do Brasil de 2023:

  • América-MG x Internacional
  • Sport x São Paulo
  • Athletico x Botafogo
  • Fluminense x Flamengo
  • Santos x Bahia
  • Palmeiras x Fortaleza
  • Atlético-MG x Corinthians
  • Grêmio x Cruzeiro

Os times mencionados do lado direito de cada confronto decidem a vaga jogando em casa. Portanto, o Cruzeiro será o mandante no jogo da volta contra o Grêmio. Vale lembrar que as datas ainda não foram definidas pela CBF.