As melhores campanhas do Brasileirão de pontos corridos

Taça do Brasileirão
Brasileirão começa neste sábado (15/04) (Foto: Divulgação / CBF)

As melhores campanhas do Brasileirão de pontos corridos

Neste sábado (15), a bola vai começar a rolar no Brasileirão de 2023, a vigésima edição do Campeonato Brasileiro desde que passou a ser disputada no formato de pontos corridos.

Nos 19 anos de história até aqui, muitos recordes foram estabelecidos e também campanhas históricas. Veja agora alguns os cinco campeões que fizeram temporadas beirando a perfeição.

As cinco melhores campanhas

A lista começa exatamente pelo atual campeão. Em 2022, o Palmeiras levantou o caneco após uma épica temporada dos comandados de Abel Ferreira. Dentro de campo, o alviverde se destacou pelo incrivel desempenho também fora de casa, onde o time só foi derrotado na última rodada do campeonato, quando o título já havia sido conquistado.

No geral, o Palmeiras 81 pontos, sendo 23 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas, além de 66 gols marcados e 27 sofridos. Um aproveitamento de 71%.

O hexacampeonato do Corinthians é considerado por muitos da torcida alvinegra, como a melhor campanha do time na história da competição. Sob o comando de Tite, o time de Itaquera fez uma bela campanha, coroada com a histórica goleada por 6×1 contra o São Paulo no jogo em que a equipe recebeu o troféu da competição.

Campanha do Corinthians no Brasileirão de 2015: 81 pontos, 24 vitórias, 9 empates e 5 derrotas. 71 gols marcados e 31 sofridos; 71% de aproveitamento.

  • 3° Cruzeiro (2003)

Voltando muito no tempo, o Cruzeiro, logo na primeira edição do novo Brasileirão, conquistou o título de forma espetacular. Na época, a Raposa contava com nomes como o meia Alex e o zagueiro Cris no elenco, além do treinador Vanderlei Luxemburgo no comando da estrelada equipe mineira.

Mas não foi apenas o título Brasileirão que foi parar na prateleira do Cruzeiro em 2003, naquele ano, a Raposa também conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil.

Na campanha de 2003, o Cruzeiro alcançou a impressionante marca de 100 pontos, com 31 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, além de 102 gols marcados e 47 sofridos, um aproveitamento de 72%. A diferença da campanha do Cruzeiro para os outros membros da lista, é que neste edição, o campeonato contou com 46 jogos, e não 38, como estamos acostumados atualmente.

  • 2° Atlético Mineiro (2021)

De um mineiro para o outro, o Galo voltou a conquistar o Brasileirão em 2021 depois de 40 anos. A histórica conquista do time liderado por Hulk também acabou ficando com o caneco da Copa do Brasil no mesmo ano.

Campanha do Atlético Mineiro no Brasileirão de 2021: 84 pontos 26 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. 67 gols marcados e 34 gols sofridos; aproveitamento de 73,68%.

O Flamengo de 2019 fez história no futebol brasileiro. Sob o comando de Jorge Jesus, que deixou o time com mais títulos do que derrotas, o Rubro-Negro fez uma campanha irretocável no Brasileirão daquele ano.

Vale ressaltar também que, enquanto fazia um grande campeonato brasileiro, o time estava rumo ao bicampeonato da Libertadores.

No Brasileirão de 2019, o Flamengo fez 90 pontos, com 28 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Foram 86 gols marcados e 37 sofridos, com um aproveitamento de 78%.