CBF muda regras do VAR para Brasileirão 2023, confira

CBF aplica novas mudanças para VAR 2023 no Brasileirão, confira. Foto: Reprodução/ Twitter
CBF aplica novas mudanças para VAR 2023 no Brasileirão, confira. Foto: Reprodução/ Twitter

CBF muda regras do VAR para Brasileirão 2023, confira

O Campeonato Brasileiro de 2023 começa neste próximo final de semana, e a CBF pretende fazer algumas mudanças nas regras do tão temido VAR. Diante de uma série de críticas por parte de torcedores, dirigentes, treinador e jogadores, a entidade máxima do futebol brasileiro tomou uma decisão final sobre as novas mudanças.

O VAR é uma tecnologia que visa auxiliar a arbitragem no futebol mundial, mas foi instalada recentemente. Com poucos anos de prática dentro do esporte, a ferramenta ainda enfrenta alguns problemas operacionais, principalmente no futebol brasileiro.

Cada país apresenta uma diferente dinâmica de jogo e arbitragem, e as peculiaridades do futebol nacional dificultam a ação de eficiência do VAR. Por isso, a CBF continua até hoje alterando normas e regulações na aplicação do assistente de vídeo.

CBF aplica novas regras para VAR em 2023

Visando melhor a arbitragem do futebol brasileiro na temporada de 2023, a CBF instituiu novas regras para o VAR, que passam a valer já para o Campeonato Brasileiro. A primeira grande mudança é a revisão com apresentação do lance no telão, para os torcedores presentes no estádio.

Um outro ponto modificado será as aplicações de cartões amarelos para quaisquer jogadores ou integrantes da comissão técnica que se aproximarem do juíz em campo durante a consulta do VAR. No futebol brasileiro, a pressão nesse momento costuma ser incontrolável pelo árbitro.

Além disso, a entidade instruiu que os árbitros sejam ainda mais rigorosos com a punição via cartão para aqueles que quiserem pressionar com reclamações, críticas, etc. Além disso, os acréscimos deverão ser muito mais generosos, assim como aconteceu na Copa do Mundo.

Querendo acabar cada vez mais com a “cera”, a CBF entende que os juízes devem compensar literalmente todos os minutos que forem perdidos nos 45 minutos de jogo devido a lesões, comemoração de gols, confusão, e outros.

Linha de impedimento mais “flexível” no Brasileirão 2023

Por fim, haverá também uma mudança na linha de impedimento do VAR: caso a linha azul (zagueiro) e vermelha (atacante) se encostem na tecnologia, o lance será validado com posição normal. Essa norma é encontrada também na Premier League.