Quando os juros vão cair no Brasil? Presidente do BC explica, confira

Taxa Selic pode cair em breve; Lula indica "impaciência" com Banco Central. Foto: Reprodução/ Web
Taxa Selic pode cair em breve; Lula indica “impaciência” com Banco Central. Foto: Reprodução/ Web

Juros vão cair no Brasil? Presidente do BC explica, confira

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) no começo deste mês de maio levantou novamente o debate sobre a possível queda da taxa Selic. O presidente Lula, recentemente, afirmou que a alta taxa de juros é uma das grandes responsáveis pela situação financeira do país atualmente.

Diante de uma série de questionamentos, o Copom começa a dar sinais de que poderá reajustar os juros em breve. Mas, para isso, a expectativa é de que alguns eventos previstos sejam, de fato, concretizados no cenário econômico do Brasil.

O Banco Central (BC) tem mantido a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano, apesar da alta inflação que tem afetado a economia. No entanto, especialistas no assunto acreditam que a autoridade monetária deve começar a reduzir os juros em breve, devido à desaceleração do PIB e à melhoria do cenário fiscal.

Quando o Banco Central deve reduzir a taxa de juros no Brasil?

A taxa de juros afeta diretamente o custo do crédito e dos empréstimos no país, podendo estimular ou frear o consumo e o investimento. Por isso, a possível queda dos juros é vista como uma boa notícia para a economia, que tem sofrido com a inflação e o baixo crescimento.

No entanto, a decisão do Banco Central de baixar os juros deve ser cuidadosa e baseada em análises criteriosas do cenário econômico, a fim de evitar possíveis efeitos negativos, como a alta da inflação e a desvalorização da moeda.

Em comunicado, o Copom informou que poderá retomar o ciclo de ajuste em breve: “O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária. O Copom enfatiza que, apesar de ser um cenário menos provável, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”.

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Ela é usada como referência para os juros de empréstimos, financiamentos e investimentos no país. Quando o Banco Central aumenta a Selic, o objetivo é reduzir a demanda por crédito e estimular a poupança, com o objetivo de conter a inflação. Quando a Selic é reduzida, o objetivo é estimular o consumo e os investimentos para impulsionar o crescimento econômico.