Federação diminuí punições ao Valencia após atos racistas

Vinicius Júnior foi alvo de racismo na Espanha
Vinicius Júnior foi alvo de ofensas racistas na Espanha (Foto: Reprodução/Twitter)

Federação diminuí punições ao Valencia após atos racistas

Na tarde do domingo (21) da semana passada, a rodada 35 de La Liga ficou marcada pelas ofensas racistas da torcida do Valencia com o brasileiro Vinicius Júnior na partida diante do Real Madrid. Durante a semana, o tema foi bastante debatido na Espanha e também no Brasil.

Contando com o episódio de domingo no estádio Mestalla, foi a 10° denúncia de racismo no futebol espanhol contra Vinicius Júnior.

Punições

Após toda a repercussão do caso, a Federação Espanhola definiu a punição de 45 mil euros em multa para o Valencia, além de fechar por cinco jogos, o setor do estádio em que os torcedores racistas estavam durante a partida contra o Real Madrid.

Dias após o anúncio da punição (que gerou revolta na diretoria do Valencia), a Federação optou em diminuir as penalidades ao clube pelo episódio de racismo no Mestalla. De 45 mil, a multa caiu para 27 mil euros, já o fechamento do setor, previsto para cinco partidas, agora será para apenas três.

Mesmo com as punições reduzidas pela entidade, o Valencia segue firme em ir ao TAD (Tribunal Arbitral Del Deporte) para recorrer sobre as decisões. O clube alega que as penas são injustas e desproporcionais.

O caso

No fim da partida entre Valencia e Real Madrid, pelo campeonato espanhol, Vinicius Júnior denunciou ao juiz que uma parte da torcida dos donos da casa estava fazendo gestos racistas e o chamando de “mono” (macaco em espanhol). O jogo ficou paralisado por alguns minutos e uma briga dentro do gramado acabou se iniciando, onde Hugo Duro, jogador do Valencia, deu um “mata-leão” em Vini Júnior. O brasileiro foi o único a ser expulso.

Vale destacar que não foi apenas um setor do estádio Mestalla que estava provocando o brasileiro com gestos racistas. Antes do jogo começar, a torcida já cantava ofensas preconceituosas contra o camisa 20 do Real.

Após o jogo, Vini se posicionou nas redes sociais e ganhou um forte apoio de várias estrelas do futebol e também de outras áreas.