Jogador do Valencia não participa de campanha anti racismo e gera polêmica

Polêmica em La Liga: jogador não participa de campanha anti racismo e intriga a web. Foto: Reprodução/ Twitter
Polêmica em La Liga: jogador não participa de campanha anti racismo e intriga a web. Foto: Reprodução/ Twitter

Jogador do Valencia não participa de campanha anti racismo e gera polêmica

No último final de semana, a partida entre Real Madrid x Valencia foi muito além dos simples 90 minutos de jogo no Estádio Mestalla. Os episódios de racismo contra o atacante Vinícius Júnior ganharam as manchetes do mundo, a problema se estendeu por todo um país. Diante da série de acusações, La Liga decidiu promover uma campanha anti racismo antes de suas partidas.

Na 36ª rodada da competição, que aconteceu neste meio da semana, todos os jogos foram marcados por um ato formal dos atletas: antes do apito inicial, as duas equipes se juntavam no meio do campo e estendiam uma faixa que recriminava atitudes racistas nos estádios de futebol da Espanha.

No entanto, durante o jogo entre Mallorca x Valencia, um jogador do Valencia decidiu não pousar para a foto emblemática e logo levantou suspeitas nas redes sociais. O seu time, que se envolveu no escândalo que chocou o país na última semana, acabou ganhando novamente as manchetes dos jornais, mas por um novo motivo.

Zagueiro do Valencia não participa de campanha anti racista e levanta polêmica

Antes do jogo entre Mallorca e Valencia, nesta quinta-feira (25),o zagueiro francês Diakhaby decidiu não pousar para a foto que promove a campanha anti racismo dentro do futebol espanhol. O jogador também foi alvo de ofensas racistas em La Liga, no ano de 2021.

Durante uma partida contra o Cádiz, o zagueiro interrompeu o jogo após ouvir de Juan Cala, jogador rival, a seguinte frase: “negro de m**“. No momento, o jogo foi paralisado por até 20 minutos em uma grande confusão, mas a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) abriu uma investigação mas, segundo eles, não encontrou provas sobre as falas do jogador e arquivou o caso.

Mesmo não tendo participado da campanha anti racista promovida por La Liga, Diakhaby se pronunciou nas redes sociais e saiu em defesa de Vinícius Júnior, que foi vítima de ofensas no final de semana durante a partida entre Real Madrid e Valencia.

La Liga segue sendo criticada por jogadores que atuam na Espanha

Nos bastidores, não se sabe ao certo o que provocou a reação do zagueiro francês, mas o episódio de 2021 pode indicar que o atleta não quer demonstrar parceria com La Liga. Ao longo dos últimos meses, Vini Jr vem batendo na tecla de que a instituição é conivente com atos racistas nos estádios espanhóis.