Ex-presidente Bolsonaro é ovacionado em restaurante brasileiro nos EUA

Jair Bolsonaro é aplaudido nos EUA
Em restaurante brasileiro localizado nos EUA, Jair Bolsonaro é aplaudido (Imagem: Reprodução)

Ex-presidente Bolsonaro é ovacionado em restaurante brasileiro nos EUA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aplaudido ao chegar em um restaurante brasileiro em Orlando, nos Estados Unidos. O político está no país desde 30 de dezembro de 2022, antes mesmo de encerrar o seu mandato, por se recusar a passar a faixa presidencial ao vencedor das Eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Descrito como um “restaurante familiar” no próprio site, o restaurante serve pratos brasileiros com carne, peixe e vegetais, além de música ao vivo. São 11 unidades no Brasil, e três nos Estados Unidos.

Retorno ao Brasil

Bolsonaro finalmente tem presença confirmada no Brasil, desde à época das eleições presidenciais. O presidente nacional do partido PL, Valdemar da Costa Neto, confirmou na última semana que o ex-presidente voltará ao Brasil nesta quinta-feira (30/3), com desembarque marcado para 7h30. “Ficamos no seu aguardo, capitão, para juntos lutarmos por um Brasil mais justo e livre”, disse Valdemar em um comunicado publicado nas redes sociais do partido.

Antes de anunciar seu retorno, havia a expectativa de que Bolsonaro ficasse nos Estados Unidos até 15 de abril. Isso porque a Casa Civil publicou uma portaria em 21 de março autorizando 3 funcionários a auxiliarem o político em eventos nas cidades de Orlando e Jacksonville, na Flórida, no período de 28 de março a 15 de abril. Aliados de Bolsonaro afirmam que o plano é que ele e sua esposa, Michelle Bolsonaro, que assumiu a presidência do PL Mulher, façam viagens políticas pelo Brasil no segundo semestre.

Bolsonaro confirma que ficou com presentes recebidos na Arábia Saudita

Nesta terça-feira (28), Bolsonaro admitiu que ficou com o terceiro conjunto de joias recebidas de presente da Arábia Saudita. Até agora, descobriu-se que o ex-mandatário recebeu pelo menos três conjuntos de joias do país árabe: o primeiro a ser revelado foi uma coleção feminina com colar de R$ 16,5 milhões; o segundo trata-se de um grupo de joias masculinas — os dois vieram com o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em 2021.

Um outro conjunto foi recebido, em mãos, durante viagem que fez em outubro de 2019. A confirmação veio da defesa do ex-presidente: “Os bens foram devidamente registrados, catalogados e incluídos no acervo da Presidência da República conforme legislação em vigor”. “Quaisquer presentes encontram-se à disposição para apresentação e depósito, caso necessário”, disse ainda a defesa.