Marielle Franco é tema de exposição no Congresso Nacional

Marielle Franco
Exposição sobre Marielle Franco inaugura em Brasilia (Foto: Reprodução)

O assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes completa cinco anos nesta terça-feira (14.03) e, na data simbólica, a Câmara dos Deputados inaugurou a exposição “Marielle Franco — Nesse Lugar”. A mostra conta com o acervo biográfico da vereadora carioca.

Organizada pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, a exposição preza pela memória política da política, considerada uma das principais vozes da população periférica da cidade do Rio de Janeiro.

Antes da abrir ao público, que poderá visitar a partir desta quarta-feira (15.03), aconteceu uma sessão solene em memória da vereadora, que contou com a presença de familiares e parlamentares. A mostra vai até dia 23 de março.

Para a organização, “Marielle Franco – Nesse lugar” reforça a afirmação de protesto da família da parlamentar, amigos, sociedade, organizações no Brasil e no mundo contra a impunidade dos mandantes do assassinato de Marielle, que também vitimou de forma trágica o assessor da parlamentar, o motorista Anderson Gomes.

Segundo eles, o objetivo da exposição é contribuir com a difusão da memória de Marielle, lembrar da luta por justiça sobre o seu assassinato e inspirar mais pessoas na construção de projetos coletivos que gerem impacto social positivo e que transformem a realidade das pessoas.

A exposição

Um túnel colorido de 8m de extensão ocupará o Espaço do Servidor, próximo à entrada do Anexo II da Câmara Federal, e trará uma linha do tempo com os eventos realizados por Marielle enquanto vereadora da cidade do Rio de Janeiro, conectados por trechos de discursos e textos de sua autoria.

A ideia, de acordo com a fundação, é levar o visitante à atmosfera agitada, majoritariamente feminina, colorida e quase caótica de um mandato que durou apenas um ano, mas que debateu inúmeras pautas e incidiu verdadeiramente na política carioca.

A exposição conta ainda com uma versão online, interativa, com direito a fotos e trechos expostos no túnel, além de vídeos e áudios selecionados.

As fotos e textos apresentados formam uma seleção inédita, feita a partir dos arquivos da Câmara Legislativa do Rio de Janeiro, dos jornais e revistas do período e das redes sociais da vereadora.

Além da exposição, a Fundação lançará um livro no segundo semestre de 2023 e um site exclusivo para manter viva a trajetória e memória de Marielle.