Como estão as 10 denuncias de racismo contra Vinicius Júnior na Espanha

Vinicius Júnior e juiz
Vinicius Júnior sobre ofensas racistas na Espanha mais uma vez (Foto: Reprodução/Twitter)

Como estão as 10 denuncias de racismo contra Vinicius Júnior na Espanha

Na tarde do último domingo, o Real Madrid foi derrotado pelo Valencia pelo Campeonato Espanhol, mas pior do que o resultado negativo, foi a atitude da torcida do Valencia, que provocou Vinicius Júnior com gestos racistas durante a partida.

No fim do jogo, a partida ficou parada enquanto Vinicius Júnior apontava para os racistas na torcida. Apesar das ofensas, o brasileiro foi o único a ser expulso pela confusão.

Problema constante

Como disse o próprio Vinicius Júnior em pronunciamento nas redes sociais após o jogo, “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira” vez em que o brasileiro é alvo de ofensas racistas no futebol espanhol.

Diante do Valencia, foi a 10° denúncia de racismo contra o brasileiro, o diário espanhol ‘Marca’ relatou o andamento de cada uma das denúncias. Relembre todas as outras nove e o andamento atual de cada uma.

  • Barcelona x Real Madrid – 24/10/2021: La Liga apresentou uma queixa à Promotoria do Ódio de Barcelona que foi arquivada porque as autoridades policiais não conseguiram identificar os autores dos eventos.
  • Mallorca x Real Madrid – 14/03/2022: O Ministério Público encerrou a denúncia, alegando que apesar dos cânticos ofensivos e deploráveis, “não parecem abranger inicialmente, para o presente caso, a dimensão penal pública postulada”.
  • Atlético de Madrid x Real Madrid – 18/09/2022: A denúncia foi arquivada e a razão foi a seguinte: “Não há ato específico a imputar a determinada pessoa e uma vez contextualizados os insultos de natureza racista, nem constituiriam crime contra a dignidade da pessoa lesada (…) E isto com base no fato de serem desagradáveis, inapropriados e desrespeitosos, uma vez que foram derramados por ocasião da celebração de um jogo de futebol de máxima rivalidade”.
  • Valladolid x Real Madrid – 30/12/2022: La Liga apresentou uma queixa à Comissão Antiviolência, ao Comitê de Competição da RFEF e ao Tribunal nº 4 de Valladolid. O processo criminal foi aberto assim que vários autores desses insultos foram identificados. A Antiviolência propôs sanções de até 4.000 euros para eles. O Real Valladolid, por sua vez, retirou a assinatura por três temporadas e meia aos torcedores identificados pela Polícia, aplicando seu Regimento Interno.
  • Banner em Valdebebas antes do Real Madrid x Atlético de Madrid, pela de Copa do Rey – 26/01/2023: LaLiga apresentou uma queixa ao Tribunal de Instrução nº 28 de Madri. Os trabalhos estão em andamento para identificar os responsáveis.
  • Mallorca x Real Madrid, 5/02/2023. LaLiga apresentou uma queixa após os insultos de um torcedor nas arquibancadas do Estadi Mallorca Son Moix contra Vinicius. Foi resolvido com uma proposta de multa pela Comissão Permanente da Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto de 4.000 euros e um período de 12 meses de proibição de acesso a recintos desportivos.
  • Osasuna x Real Madrid – 18/02/2023: LaLiga denunciou perante a Justiça de Pamplona por cânticos racistas contra Vinicius no Sadar para identificar o autor. Resolução pendente.
  • Betis x Real Madrid – 5/03/2023: LaLiga apresentou uma queixa no Tribunal de Instrução de Sevilha após a detecção de insultos racistas contra Vinicius Júnior em uma arquibancada do estádio Benito Villamarín. Resolução pendente.
  • Barcelona x Real Madrid – 19/03/2023: LaLiga apresentou uma queixa no tribunal de instrução do Barcelona por insultos racistas proferidos contra Vinicius Júnior no Camp Nou. Resolução pendente.