COB toma decisão chocante sobre futuro profissional de Wallace

Wallace Souza teve suspensão de 5 anos fora do voleibol
Ex-jogador de vôlei Wallace Souza e postagem polêmica no Instagram (Montagem: Reprodução)

COB toma decisão chocante sobre futuro profissional de Wallace

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu aumentar a punição do ex-jogador de vôlei, Wallace Souza, de 90 dias para 5 anos afastado das competições oficiais de vôlei. A pena que impedia que o atleta atuasse pela seleção brasileira por um ano também foi aumentada, já que Wallace disputou a final da Superliga mesmo estando suspenso por incitar ataques a tiro ao Presidente Lula nas redes sociais.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também foi punida

A punição para a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) foi de seis meses do sistema do COB. Assim, a entidade não terá o repasse financeiro durante o período da punição, bem como auxílios materiais. De acordo com os conselheiros, a CBV “não apenas utilizou-se de artifícios para descumprir a decisão do Comitê Olímpico do Brasil, como permitiu a inscrição do atleta em jogo por ela promovido, desconsiderando decisão da entidade”.

Radamés Lattari Filho, presidente em exercício da CBV, foi punido por um ano de todos os eventos esportivos do COB e seus filiados. Wallace Souza havia conseguido uma liminar no STJD para participar das decisões da Superliga. Em seguida, a CBV acionou o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, que corroborou a decisão. No entanto, o Conselho de Ética do COB alertou que o descumprimento poderia gerar ‘gravíssimas sanções’. O Comitê Olímpico Internacional (COI), agora, terá de ser comunicado de maneira formal das sanções determinadas.

Entenda o contexto

O ex-jogador de vôlei da seleção brasileira Wallace de Souza, gerou polêmica nas redes sociais, após ter incitado publicamente o assassinato do atual Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). No dia 30 de janeiro, o apoiador declarado de Jair Bolsonaro, postou uma foto com uma arma de fogo, e abriu uma caixinha de perguntas no seu Instagram, na qual continha o seguinte questionamento: “Daria um tiro na cara de lula com essa 12?”.

Em resposta ao questionamento do seguidor, o atleta abriu uma enquete perguntando aos seus seguidores se eles dariam um tiro na cara do Presidente ou não, acompanhado de um emoji de anjo com a pergunta: “Alguém faria isso?”. A votação terminou com 64% dos apoiadores dizendo que “sim” e outros 36% afirmando “não”. Após a repercussão negativa, o jogador apagou a publicação. Minutos depois, internautas pediram que a Ministra do Esporte e a Confederação Brasileira de Vôlei punissem imediatamente o bolsonarista.