Treinador do Santos desabafa após classificação

Santos avança na Copa do Brasil
Santos avança na Copa do Brasil (Foto: Raul Baretta/Santos)

Na noite desta quinta-feira (9), o Santos entrou em campo para encarar o Iguatu pela segunda fase da Copa do Brasil. Sem passar por muitos sustos, o Peixe garantiu a classificação com uma vitória por 3×0. Os gols foram marcados por Lucas Barbosa e Marcos Leonardo (duas vezes). Destaque do time desde que voltou, o meia Lucas Lima anotou mais uma assistência com a camisa do Peixe.

O jogo foi realizado na Vila Belmiro, mas o time paulista não contou com sua torcida nas arquibancadas por conta de uma suspensão. Em seu último jogo pela Copa do Brasil de 2022, quando o time foi eliminado pelo Corinthians, um torcedor invadiu o gramado do estádio do Santos para tentar agredir o goleiro Cássio.

De acordo com o jornalista Lucas Musetti, o treinador Odair Hellmann pediu para o sistema de som colocar músicas da torcida (como aconteceu em vários estádios no período em que o futebol estava voltando após o Covid-19) mas a CBF barrou o possível “ambiente fake”.

Alívio

A classificação na Copa do Brasil dá um respiro ao time do Santos, que no último fim de semana, foi eliminado do Campeonato Paulista ainda na fase de grupos. Caso o time fosse eliminado também da competição nacional, a situação de Odair Hellmann ficaria critica no time, mas a vitória deu um alívio ao treinador, que falou sobre a pressão de resultados.

“A exigência para mim é como se estivesse no Santos há um ano e meio. Estamos trabalhando para isso, mas não vai ser da noite para o dia. Ainda mais não conseguindo repetir escalação”.

Outro ponto destacado pelo comandante do Peixe, foi sobre a paciência da diretoria, pois para arrumar o time, é preciso de tempo: “Não se trabalha a médio e longo prazo por aqui, se trabalha para encontrar soluções em três dias. Construção de regularidade leva tempo. Talvez eu não tenha, mas alguém vai ter que ter esse tempo para produzir esse resultado para o Santos encontrar o seu caminho”.

Orgulho do Iguatu

Fundado em 2010, o Iguatu fez seu primeiro jogo fora do Estado do Ceará justamente em um dos estádios mais famosos do Brasil, mesmo com a eliminação, a equipe usou as redes sociais para agradecer ao time do Santos pela recepção.

“Obrigado, Santos FC, obrigado a cidade de Santos, pela acolhida, pela atenção, por nos proporcionar na nossa primeira saída do nosso Estado um verdadeiro abrigo, o sentimento foi de acolhimento.

Antes, nunca, fomos tão bem recebidos em outro lugar, como fomos aqui. O rei, não do futebol, mas da música dizia que : “ as curvas se acabam e na estrada de Santos eu não vou mais passar”

Na continuação da nota, a equipe fala sobre o embate com um time mundialmente conhecido, além de mencionar a honra de jogar no estádio onde o Rei Pelé desfilou seu futebol por anos.

“Nós podemos nunca mais passar fisicamente por aqui, mas no nosso coração seremos eternamente gratos por tudo que fizeram por nós”.

“Obrigado a todos vocês que fazem o Santos Futebol Clube por tamanha consideração conosco, que nem nos nossos melhores sonhos poderíamos sonhar, em jogar em solo de Pelé”.

Na publicação da equipe cearense, o próprio Santos também apareceu para agradecer os elogios: “Estamos juntos, Iguatu! Foi um dia especial para todos nós. Boa sorte em suas próximas missões nesta temporada. Vai pra cima deles!” Disse o perfil do Peixe.

Tempo para respirar

Com a vitória sobre o Iguatu, o Peixe faturou R$2,1 milhões por ter se classificado. Somando também a premiação da primeira fase, o Santos já faturou R$5,2 milhões na Copa do Brasil de 2023.

Vale lembrar que a partir da terceira fase, a Copa do Brasil terá a participação de novas equipes: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro e Fortaleza (classificados para a Libertadores), São Paulo (9º colocado Brasileirão de 2022) e Cruzeiro (campeão da Série B). Além disso, Sport (pela vaga da Copa do Nordeste) e Paysandu (Campeão da Copa Verde) também entram na competição.

Com o mês de março ainda na reta inicial, o Santos terá um longo tempo para treinar. Seu próximo jogo é apenas em abril, diante do Grêmio, na abertura do Brasileirão 2023.