Ao lado dos filhos, Bolsonaro deixa casa investigada pela PF de barco

PF finaliza perícia em 1º lote de joias da Arábia que estavam em posse do governo BOlsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro sai, de barco, de casa investigada pela PF. (Reprodução/Internet)

Nesta segunda-feira (29), ex-presidente Jair Bolsonaro deixou de barco, ao lado dos filhos, uma casa no Rio de Janeiro. O local foi alvo de uma operação de busca e apreensão pela PF, que investiga um esquema de espionagem ilegal.

Apesar da saída apressada, nenhum membro da família Bolsonaro tem um mandado de prisão. Carlos Bolsonaro, porém, é um dos principais investigados pelo crime de coletar informações de forma ilegal pela Abin.

Segundo a PF, os aparelhos eletrônicos de todos que estão na casa serão coletados para investigação. Jair e Carlos Bolsonaro voltaram para a casa após a saída de barco.

Entenda os mandados de busca e apreensão contra a família Bolsonaro

Nesta segunda-feira (29), a Polícia Federal (PF) cumpre mandado de busca e apreensão contra o vereador Carlos Bolsonaro. A operação faz parte das investigações contra a ‘‘Abin Paralela’’, do Governo Bolsonaro, e tem também como alvo os assessores do filho do ex-presidente.

Os mandados são realizados no gabinete de Carlos Bolsonaro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e também na casa do vereador.

A operação tem como objetivo investigar um esquema ilegal de espionagem criado durante o governo de Jair Bolsonaro. De acordo com as diligências, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) teria sido utilizada para espionar adversários políticos do núcleo do ex-presidente, incluindo parlamentares e ministros do STF.

Em nota, a PF explicou quais serão os próximos passos da investigação: “Nesta nova etapa, a Polícia Federal busca avançar no núcleo político, identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin, por meio de ações clandestinas. Nessas ações eram utilizadas técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério Público”.

Veja também: