Zeca Baleiro fala sobre bronca em show após comentário sobre a lei Rouanet

Zeca Baleiro
Zeca Baleiro se manifesta respeito de bronca durante show sobre a lei rouanet. (Foto: divulgação).

Zeca Baleiro fala sobre bronca em show após comentário sobre a lei Rouanet

No último fim de semana, um vídeo que registra um momento polêmico de um show do cantor Zeca Baleiro na Festa Literária de Penedo (FliPenedo), em Alagoas, repercutiu nas redes sociais. O artista falava sobre a importância do posicionamento político quando interrompeu a fala para dar uma bronca numa pessoa da plateia que gritou “E a Lei Rouanet?”.

O artista respondeu devolvendo a provocação: “Tu sabe o que é Lei Roaunet? Não sabe o que falar, não fala. Tem parente seu que foi beneficiado pela lei, porque isso gera trabalho para uma cadeia imensa de trabalhadores”. Em seguida o dono do hit “Telegrama” pediu para  a pessoa se retirar, se quisesse.

Zeca Baleiro comenta o caso

Após a repercussão do momento que foi registrado em vídeo pelo público presente e publicado nas redes sociais, o cantor e compositor se pronunciou sobre o ocorrido durante entrevista a jornalista Talita Duvanel, do jornal O Globo. Zeca disse que não se arrepende de sua fala e que nunca foi beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura, criada em 1991.

“Nunca inscrevi nenhum projeto meu, de música, por me considerar um artista ‘de mercado’ e achar que isso ‘concorreria’ com projetos de artistas mais jovens ou menos conhecidos. Tive um musical infantil, ‘Zoró Zureta’ inscrito por um empresário amigo, o Deco Gedeon, há uns 5, 6 anos. Mas, mesmo com o projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, não conseguimos captar os patrocínios.”, explicou.

Desconhecimento da Lei Rouanet

A lei Rouanet autoriza fazedores de cultura a buscarem investimentos privados para o financiamento de iniciativas culturais. Como contrapartida, empresas podem abater parte do valor investido no Imposto de Renda. Zeca conta que respondeu a fala da pessoa na plateia por observar o desconhecimento a cerca do que é a lei.

“Eu estava no meio do show falando sobre a consciência social e política que acho que o artista deve ter, quando o cara do nada grita “Lei Rouanet”. Totalmente sem propósito. O sangue subiu à cabeça e pedi para ele esclarecer. Ele não o fez, e daí eu disparei todo o fel que estava entalado.”, contou.

“É um recurso dessa gente, simpatizante do neo-fascismo brasileiro, difundindo ódio e inverdades sem nenhum fundamento pra descredibilizar fatos, pessoas etc. Poucas coisas me incomodam tanto como a boçalidade dessa gente. Detalhe: a Lei Rouanet foi aprovada no governo Collor, nem é do PT, como querem fazer crer.”, completou Zeca Baleiro.