VMA 2022: MTV boicota performance de Måneskin

Na 39ª cerimônia do MTV Video Music Awards, o Måneskin foi indicado a três categorias e saiu vitorioso em Melhor Clipe de Música Alternativa por I Wanna Be Your Slave. O prêmio foi entregue durante o pré-show da premiação, que ocorreu no do lado de fora do Prudential Center, na cidade de Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

O grupo italiano concorreu ao prêmio de Artista Revelação, com Baby Keem, Gayle e Latto. Durante a cerimônia do VMA 2022, Avril Lavigne anunciou os finalistas da categoria, Måneskin, os sul-coreanos do Seventeen e Dove Cameron. Mais tarde, a intérprete de Complicated retornou para anunciar a vitória da protagonista da trilogia de Descendentes.

Outra categoria que o Måneskin concorreu foi em Melhor Grupo do Ano. Os italianos perderam para o sul-coreanos do BTS, que levaram o prêmio pela quarta vez consecutiva. Outros indicados foram Blackpink, City Girls, Foo Fighters, Imagine Dragons, Red Hot Chili Peppers e o Silk Sonic.

Måneskin se apresenta com Supermodel no MTV VMA 2022

O pessoal do Måneskin foram antepenúltimos a se apresentarem na premiação da MTV. A apresentação do grupo procedeu com Bad Bunny performando Tití Me Preguntó, diretamente de Nova York em sua turnê World’s Hottest Tour. Por fim, Bradon Urie do Panic! at the Disco fechou o VMA 2022 com Don’t Let the Light Go Out.

A premiação cortou a performance de Supermodel de Ethan Torchio, Victoria De Angelis, Damiano David e Thomas Raggi. O Måneskin não teve mais do que um minuto de tela. A emissora estadunidense mostrou a apresentação de um ângulo totalmente desfavorável e assim, comprometendo a divulgação do grupo nos Estados Unidos.

Além de não receberem a única vitória no palco, que tiveram das três indicações, o grupo não contava que o acessório que Victoria De Angelis usou para cobrir o seio escapasse durante a performance de Supermodel. Para não prejudicar o Måneskin, a MTV focou a performance apenas no vocalista Damiano David e em outros ângulos.

Por fim, mesmo com o problema técnico de Victoria De Angelis, a Billboard classificou a apresentação de Supermodel como a quarta melhor do VMA 2022. O Måneskin só perdeu para Anitta, que apresentou Envolver e um medley dos seus hits de funk. Além da estreia de Blackpink na premiação com Pink Venon e a anfitriã da noite, Nicki Minaj.