ÚLTIMA HORA: Deputado da LAVA-JATO tem cargo cassado e STF age nos bastidores

Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava-Jato, tem cargo cassado em Brasília (DF). Foto: Reprodução/ Twitter
Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava-Jato, tem cargo cassado em Brasília (DF). Foto: Reprodução/ Twitter

ÚLTIMA HORA: Deputado da LAVA-JATO tem cargo cassado e STF age nos bastidores

Em sessão plenária durante a noite desta terça-feira (16), em Brasília (DF), os ministros do TSE cassaram o registro do candidato a deputado federal nas últimas eleições, Deltan Dallagnol, do partido Podemos. Eleito, o mandatário perdeu o seu cargo, mas o partido continua com os votos a favor da sua legenda dentro da casa legislativa.

Segundo os ministros, Dallagnol estaria inelegível nas últimas eleições, pois requereu a exoneração do cargo de procurador da República enquanto análises de reclamações disciplinares e outras valências estavam em curso. Na sessão, o minsitro Benedito Gonçalves ainda afirmou que Deltan cometeu uma fraude contra a Ficha da Lei Limpa.

Deltan exonerou-se do cargo com o intuito de frustrar a incidência de inelegibilidade da alínea ‘q’ da LC [lei complementar] 64/90 e, assim, disputar as Eleições 2022”, disse ele. A Lei da Ficha Limpa, vale lembrar, está em vigor desde 2010 e não permite que condenados por órgãos colegiados possam se candidatar a cargos eletivos no país.

Deltan Dallagnol, procurador da Lava Jato, tem cargo de deputado cassado pelo TSE

Na noite desta terça-feira (16), os ministros do TSE confirmaram a cassação do cargo de deputado concedido ao ex-procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol. Como razão, os ministros afirmaram fraude sobre a Lei da Ficha Limpa, o que tornaria o mandatário inelegível para qualquer cargo no país.

Nas redes sociais, Dellagnol se apressou para emitir um comunicado aos seus seguidores. Segundo ele, o sentimento de indignação. Em seguida, ele falou sobre uma possível “vingança” que está em curso no país contra agentes da lei envolvidos no combate à corrupção.

Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro”, disse.

Quem é Deltan Dallagnol?

Deltan Dallagnol é um procurador da República brasileiro que ficou conhecido por seu papel como coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, no estado do Paraná. A Operação Lava Jato foi uma investigação de grande repercussão no Brasil que revelou um esquema de corrupção envolvendo políticos, empresários e funcionários públicos.

Dallagnol desempenhou um papel importante na condução das investigações e na apresentação de denúncias contra os envolvidos. Sua atuação na Lava Jato gerou tanto apoio quanto críticas, e ele se tornou uma figura pública controversa.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!