Relembre a carreira de Dorival Júnior, novo técnico do Brasil

Dorival embala com o São Paulo
Dorival Júnior. (Foto: Reprodução/Twitter)

Dorival Júnior aceitou a proposta da CBF e é o novo técnico da Seleção Brasileira. O treinador tem uma longa trajetória no futebol brasileiro e chega ao cargo após o momento mais vitorioso de sua carreira.

Início da carreira

O novo comandante deu o pontapé na sua carreira como treinador interino da Ferroviária, em 2002. Depois disso, ele trabalhou em clubes como Coritiba, Cruzeiro, São Caetano, Sport, Juventude, Avaí, Criciúma, Fortaleza e Figueirense, tendo conquistado os campeonatos Catarinense (Figueirense), Pernambucano (Sport) e Paranaense (Coritiba).

Dorival ganhou maior destaque após assumir o Vasco na Série B, em 2008, e levar o clube de volta à primeira divisão com a conquista do título nacional.

A campanha o credenciou para chegar ao Santos, em 2010, no time que ficou famoso por projetar Neymar como um grande craque. Durante o período, Dorival conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, além de ter encantado todo o país com o futebol praticado pela equipe.

Uma briga dentro do campo com Neymar, porém, resultou em sua demissão. O episódio envolveu uma reclamação do atacante após Dorival impedi-lo de cobrar um pênalti e uma discussão dentro do vestiário.

Depois disso, no período que vai de 2010 a 2020, Dorival passou por um momento mais moderado em termos de títulos e destaque. Ele treinou o Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Fluminense, Vasco, Palmeiras, Santos, São Paulo e Athletico-PR, e conquistou os títulos do Campeonato Gaúcho (Internacional), Campeonato Paulista (Santos) e Campeonato Paranaense (Athletico-PR).

Além das conquistas, Dorival também foi responsável por livrar alguns clubes da luta contra o rebaixamento. É o caso do Palmeiras, em 2014, que só se livrou do Z4 na última rodada do campeonato.

Retomada de títulos

Em 2022, após ficar dois anos desempregado e em baixa na sua carreira, Dorival Júnior recebeu um convite do Ceará para a temporada. O treinador fez uma ótima campanha, deixando o clube na 12ª posição no Brasileirão e alcançando a marca histórica de ter vencido todos os jogos da fase de grupos da Sul-Americana.

O trabalho chamou a atenção do Flamengo, que fazia uma temporada ruim após escolhas erradas para o comando técnico. A ideia era trazer um treinador que conhecesse o clube e tivesse tato para lidar com as estrelas do elenco rubro-negro.

A nova passagem pelo Flamengo foi responsável pelo trabalho de maior destaque de Dorival Júnior, que terminou a temporada conquistando os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.

Para a temporada de 2023, porém, Dorival e a diretoria do clube rubro-negro não conseguiram chegar a um acordo e o treinador não teve o seu contrato renovado. A sua saída abriu espaço para que o São Paulo o contratasse para o comando técnico.

Pelo tricolor paulista, Dorival Júnior venceu o título inédito da Copa do Brasil, eliminando Palmeiras, Corinthians e Flamengo pelo caminho. A campanha discreta no Brasileirão, que rendeu apenas a décima primeira posição, não tirou o brilho da conquista.

Agora, Dorival chega ao comando da Seleção Brasileira no momento mais vitorioso de sua carreira.

Confira também: