Dorival Júnior é o novo técnico da Seleção Brasileira

Dorival Júnior aceitou a proposta da CBF. (Reprodução/Internet)

O treinador Dorival Júnior aceitou o convite da CBF e será o novo comandante da Seleção Brasileira. O técnico se despediu do elenco do São Paulo neste domingo (7) e deve ser anunciado oficialmente durante a semana.

Dorival conquista a oportunidade após uma sequência de duas temporadas vitoriosas no futebol brasileiro. Em 2022, o treinador venceu a Copa Libertadores e a Copa do Brasil pelo Flamengo. Já no ano passado, ele levou o São Paulo ao título inédito da Copa do Brasil.

O técnico chega para substituir o interino Fernando Diniz, que não fez boa campanha pelo Brasil durante as eliminatórias e teve o seu contrato encerrado.

Entenda a movimentação que definiu a escolha por Dorival Júnior

A escolha chega após um longo período de espera pelo italiano Carlo Ancelotti, que renovou seu contrato com o Real Madrid e encerrou o sonho da CBF de contar com os seus trabalhos. Ednaldo tinha conversas com Ancelotti desde o ano passado e optou pela escolha de técnicos interinos durante toda a temporada na esperança de contar com o multi campeão europeu, mas a estratégia não funcionou.

Com a negativa, o presidente da CBF optou por não seguir com a ideia de buscar um técnico estrangeiro, o que seria inédito para a Seleção, e se voltou para o mercado nacional.

Dorival Júnior terá um longo desafio pela frente. Além do ciclo das eliminatórias e a eventual Copa do Mundo de 2026, tem também a Copa América como compromisso ainda neste ano.

Decepção no Morumbi

Já no São Paulo, o clima de decepção impera. Dorival Júnior possui imenso crédito com a torcida tricolor após a conquista da Copa do Brasil de 2023 e a sua saída foi um duro golpe no planejamento esportivo do clube do Morumbi, que agora corre contra o tempo na busca de um novo treinador.

Entre as opções monitoradas, estão Vojvoda, Pedro Caixinha e até a volta de Muricy Ramalho.

Confira também: