Rede Globo decide demitir dupla das transmissões esportivas

Globo Futebol 2023
Rede Globo demite dupla de arbitragem (Foto: Reprodução)

Rede Globo decide demitir dupla das transmissões esportivas

As transmissões esportivas da Globo vão sofrer uma mudança histórica já nos próximos jogos. De acordo com o site ‘Noticias da TV’, a emissora carioca decidiu por encerrar as atividades do quadro ‘Central do Apito’, que analisava o desempenho dos árbitros durante os jogos.

Com o encerramento das analises de arbitragem, a Globo vai encerrar as passagens de Fernanda Colombo e Sandro Meira Ricci. Sandro estava na emissora desde 2018, quando se aposentou da arbitragem, já Fernanda chegou em 2021, logo após a comentarista Nadine Bastos se mudar para o SBT. Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo são casados.

A medida tomada coloca um ponto final na história das transmissões esportivas na Globo. Já que a emissora contava com analistas de arbitragens durante os jogos nos últimos 34 anos.

Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo
Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo deixam a Globo (Foto: Reprodução / Twitter)

A Central do Apito

O famoso centro de operações dos árbitros na Globo surgiu em 2018, logo após a Copa do Mundo. O quadro se iniciou logo após a saída de Arnaldo Cezar Coelho, comentarista de arbitragem histórico da emissora.

O quadro estava presente em transmissões da Globo, SporTV e Premiere, além de participações especiais em programas como o ‘Seleção SporTV’. Com o fim das analises de arbitragem, Paulo César de Oliveira será o único ex-árbitro na emissora, aparecendo apenas em programas do Grupo Globo para tirar dúvidas de arbitragem.

Quem também deve perder sua Globo é Janette Arcanjo, segundo o colunista Gabriel Vaquer, a analista de arbitragem que atua na Globo Minas também deve ser demitida nos próximos dias.

O motivo do fim

Ainda de acordo com a matéria do portal ‘Notícias da TV’, o fim da Central do Apito se deu por dois motivos:

  • 1°: Negação do público

Nas redes sociais, muitas opiniões tomadas pelos analistas de arbitragem eram criticadas pelo público. Na web, o quadro ficou conhecido também como a ‘Central do amigo’, já que os analistas geralmente opinavam a favor da decisão dos juízes.

  • 2°: VAR

Em pleno 2023, ano de muita tecnologia, o auxílio automático nas decisões de dentro de campo já estão mostrando nitidamente a verdade sobre os lances. Com o avanço do suporte tecnológico cada vez mais forte no futebol, os lances agora são mostrados ao vivo, respondendo todas as dúvidas dos telespectadores.