Veja como será o novo formato da Copa do Mundo

Copa do Mundo de 2026 terá mais seleções
Copa do Mundo de 2026 terá mais seleções (Foto: Stefan Matzke – sampics/Corbis)

Durante o último Conselho da FIFA, os principais nomes sob o comando da entidade máxima do futebol determinaram como será o novo formato da Copa do Mundo de futebol masculino. As medidas já estarão em vigor na próxima Copa do Mundo, que será em 2026, realizada no México, Canadá e Estados Unidos.

A ideia inicial

Durante um bom tempo desde que começaram a surgir os boatos de que a Copa do Mundo de 2026 seria a primeira com 48 seleções, a ideia da FIFA era de mudar também o formato dos grupos. Com mais seleções na competição, a entidade queria implementar 16 grupos com três seleções cada, onde apenas os dois primeiros se classificariam para a próxima fase.

O grande problema neste formato, é que, como são apenas três times, um deles não vai jogar na última rodada. Pelos resultados anteriores, existiria a possibilidade dos dois times se enfrentando na última rodada combinarem de prejudicar quem está descansando.

Outro fator determinante para provar que o modelo não é bom, seria o fato de uma seleção sempre ficar fora de cada rodada na fase de grupos.

Como vai ser

Após perceberem que a primeira ideia não era das melhores, a entidade anunciou como será a fase de grupos. Sendo assim, teremos grupos de 4 seleções cada, a diferença, é que como agora serão 48 seleções, serão 12 grupos, onde os dois melhores se classificam.

  • Primeira fase:

12 grupos de 4 seleções cada.

Os dois melhores se classificam.

As oito melhores seleções que terminarem na terceira posição também avançam

  • Segunda fase:

A partir daqui, começa o mata-mata entre as 32 equipes classificadas na fase de grupos, o formato será eliminatório, como já acontece: 32 seleções (16 classificam), oitavas de final (8 classificam), quartas de final (4 classificam), semifinal (2 classificam) e final.

Novidades

Com 16 seleções a mais do que na edição de 2022, a próxima Copa do Mundo também vai contar com um número maior de jogos, no total, serão 39 dias de competição para a alegria de quem gosta do esporte.

Vale lembrar também que em 2026, a Copa vai voltar ao seu calendário padrão, sendo realizada no meio do ano, e não no final, como ocorreu em 2022 (foi no fim do ano por conta do clima no Catar). A previsão é de que a final seja disputada no dia 19 de julho.

Contando também os dias de preparação para a competição, as seleções terão um tempo maior para se concentrarem. Em 2022, as seleções se reuniram faltando apenas uma semana para a competição, já que a Copa foi realizada no meio da temporada do futebol europeu.