Política

Projeto de lei limita trajeto de entregadores de aplicativo; Entenda

Projeto de Lei no DF visa proteger entregadores de aplicativo (Imagem: Reprodução)

Projeto de lei limita trajeto de entregadores de aplicativo; Entenda

Um projeto de lei (PL) do Distrito Federal (DF) quer proibir que entregadores de aplicativo subam até os apartamentos dos prédios residenciais para realizar entregas. De acordo com o texto, o produto deverá ser deixado na portaria, impedindo assim que o trabalhador entre nos espaços de uso comum dos condomínios. A matéria espera análise das comissões da Câmara.

Projeto de Lei

A intenção da proposta é atender a uma demanda dos trabalhadores que “têm sido vítimas de várias violências, racismo e truculência durante as entregas”. A proposta ainda pode sofrer alterações e passará por debate em audiência pública. “É preciso debater esse tema com a sociedade, que se beneficia com a comodidade da entrega e precisa tratar esses trabalhadores com respeito”, disse o deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF), autor do projeto.

O projeto também traz que os aplicativos de entrega devem “conter mecanismos para que os entregadores informem que o consumidor exigiu a entrega em área interna de condomínio ou que o tempo de tolerância de retirada em portaria foi esgotado”. Na justificativa do projeto, Fábio Felix cita “a pesada rotina dos trabalhadores de aplicativos”, que é dificultada “por exigências descabidas e atos de desrespeito”.

O projeto foi protocolado na Câmara Legislativa e precisa de aprovação em dois turnos e sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) para se tornar lei. Caso a proposição seja aprovada, quem pedir comidas ou outros produtos por aplicativo de dentro de condomínios verticais deverá ir até a portaria buscar. Inicialmente, o PL previa cobrança de taxa para que entregadores deixassem o pedido na porta do cliente e incluía condomínios horizontais. Porém, os dois trechos serão retirados do texto da proposta, que ainda passará por debate em audiência pública.

Casos recentes

Em 13 de março, um policial militar foi flagrado por moradores ao brigar com um motoboy no meio da rua em Vicente Pires (DF). Segundo testemunhas, a confusão teria começado depois de uma discussão de trânsito durante uma entrega do motoboy no condomínio onde o policial mora. Já em dezembro do ano passado, um entregador de aplicativo denunciou uma agressão. Segundo o profissional, o cliente queria que ele subisse para fazer a entrega na chegada ao local. Quando o entregador informou que não poderia por orientação da empresa, o cliente desceu e o agrediu verbalmente.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

3 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

3 semanas ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

3 semanas ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

3 semanas ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

3 semanas ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

3 semanas ago