Deputada Duda Salabert cria projeto de lei polêmico para políticos e choca

Deputada Duda Salabert faz proposta de salário polêmica para políticos
Deputada Federal Duda Salabert (Foto: Karoline Barreto/CMBH)

Deputada Duda Salabert cria projeto de lei polêmico para políticos e choca

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) propôs um Projeto de Lei (PEC) que estabelece que, durante três meses do ano, as autoridades do País tenham ganhos equivalentes ao piso salarial dos professores da educação básica. A parlamentar propõe que a adequação seja feita a deputados, senadores, ministros de estado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de presidente e vice-presidente.

Ideia da criação da PEC

Segundo Duda Salabert, a medida seria uma forma de alertar para a disparidade entre os salários dos parlamentares e demais servidores públicos, além de demonstrar um compromisso público contra a desigualdade. A deputada ressalta ainda que a proposta não traz impactos financeiros e sim economia aos cofres públicos, e que o valor economizado poderia ser revertido para a educação.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Educação estabeleceu reajuste de 14,9% no piso salarial dos professores, que passou de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. Para avançar, projeto de Duda tem de passar pelas comissões temáticas e de Constituição e Justiça. Por enquanto, não houve nenhuma movimentação e, acredita-se, que seja muito difícil que a PEC vá para frente, afinal, os políticos estão acostumados com um valor alto de salário.

Quem é Duda Salabert?

Duda Salabert Rosa, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, tem 42 e é uma professora de literatura, ambientalista, e ativista filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 2018 se notabilizou ao ter se tornado a primeira pessoa transgênero a se candidatar ao cargo de Senadora da República. Em 2020, a política já havia sido eleita vereadora, tendo sido a mais bem votada da história de Belo Horizonte, com 11,9% dos votos num leque de 41 candidatos. Em 2022, foi eleita uma das primeiras deputadas federais trans da história, junto com a também deputada federal, Erika Hilton.