Prefeitura de SP faz mudanças na Praça da Sé devido a crimes; Veja

Prefeitura de SP faz instalação de grades na Praça da Sé
Grades instaladas na Praça da Sé (Imagem: Reprodução)

Prefeitura de SP faz mudanças na Praça da Sé devido a crimes; Veja

Desde a última segunda-feira (10), o centro urbano de São Paulo, especificamente na Praça da Sé, está sendo reformado pela Prefeitura paulista, grades já foram instaladas devidos a atos de vandalismo. O subprefeito da Sé, Alvaro Camilo, afirma que a instalação de grades faz parte das ações de segurança e zeladoria para proteger os jardins e os locais que estão recebendo as intervenções de paisagismo, poda de árvores e lavagem da área do passeio.

“É um trabalho temporário para organizar a praça, que estava muito desordenada e o retrabalho era muito grande. A gente cortava a grama e a limpeza de manhã, mas à tarde já tínhamos problema com pessoas subindo na grama”, diz Camilo ao Estadão. O subprefeito afirma que a Praça da Sé não será cercada permanentemente. Diariamente, as equipes de zeladoria retiram aproximadamente 1,3 tonelada de lixo da praça. Os trabalhos foram iniciados no mês de março, na Praça Clóvis Bevilaqua.

“Com algumas exceções, a gente não costuma fechar as praças. Nossa intenção é deixá-la aberta. A recuperação da Praça da Sé é uma prioridade zero da subprefeitura no enfrentamento da desordem urbana. Nossa intenção é permitir que as pessoas possam voltar a circular por ali. É o marco central.”

Mudanças

No mês passado, a Prefeitura de São Paulo iniciou um movimento na região da Praça da Sé para impedir o uso das barracas de camping por pessoas em situação de rua durante o dia. A Prefeitura justifica a remoção das barracas com base em um decreto de 2020, que não permite ocupações permanentes em locais públicos que atrapalhem a livre circulação de pedestres e veículos.

Objetos como camas e sofás também devem ser removidos, segundo o município, por não serem considerados de “uso pessoal”: “Não tiro pessoas da rua e não tiro barracas. Antes da ação de zeladoria, temos uma ação social e de saúde oferecendo acolhimento às pessoas. Não retiramos pertences de ninguém”, diz Camilo.

Vandalismo

Apesar do subprefeito não ter falado explicitamente na entrevista, além do aspecto de limpeza e paisagismo, o objetivo das mudanças urbanas também visam diminuir os atos de vandalismo na Praça da Sé, que são muito recorrentes. O histórico de furtos, roubos e estupros na região é muito grande, com a instalação das grades na região, o objetivo é que os crimes diminuam.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!