Não foi só Cléber Machado; Veja a lista de saídas recentes da Globo

Cléber Machado não faz mais parte da Globo
Cléber Machado deixa a Globo após mais de 30 anos (Foto: Reprodução / Twitter)

Não foi só Cléber Machado; Veja a lista de saídas recentes da Globo

Na noite desta quarta-feira (22), a internet foi pega de surpresa com a notícia de que o narrador Cléber Machado foi demitido da Globo depois de 35 anos de casa. O comunicador era a principal voz do futebol no Estado de São Paulo, transmitindo vários jogos históricos dos times paulistas ao longo dos anos.

Mas não foi apenas Cléber Machado que deixou a emissora carioca. Desde 2022, a Globo vem passando por uma grande mudança no seu núcleo esportivo, com vários nomes deixando o canal.

Saídas do núcleo esportivo

  • Galvão Bueno

Para a temporada de 2023, a principal perda da Rede Globo foi Galvão Bueno, o principal narrador da casa durante décadas se despediu da emissora após a Copa do Mundo de 2022.

Galvão Bueno trabalhou na Globo por 41 anos e ficou conhecido como a principal voz nos jogos do Brasil. Em Copas do Mundo, acompanhou o tetra (1994) e o penta (2005) da nossa Seleção.

Para 2023, Galvão agora vai ingressar na internet já no próximo jogo do Brasil (contra Marrocos). Neste sábado (25), o locutor transmite em seu canal no Youtube, o ‘Canal GB’, o primeiro amistoso no ano da Seleção Brasileira.

Galvão Bueno pela Globo
Galvão Bueno deixou a Globo no fim de 2023 (Foto: Divulgação / TV Globo)
  • Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo

Casados, a dupla de comentaristas de arbitragem eram presenças carimbadas no quadro ‘Central do Apito’, com a evolução do VAR e a opinião dos internautas, o quadro chegou ao fim e os dois foram demitidos da emissora.

Sandro Meira Ricci estava na Globo desde 2018, já Fernanda Colombo chegou em 2021.

Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo
Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo deixam o quadro de comentaristas de arbitragem na Globo (Foto: Reprodução)
  •  Walter Casagrande

“Depois de 25 anos de Globo, seis Copas do Mundo, cinco finais, incluindo a de 2002, com os dois gols do Ronaldo, três Olimpíadas e diversas finais de campeonatos por aí, meu ciclo acabou. Estou saindo da Globo hoje, não faço mais parte do grupo de Esportes da TV. Vou seguir a minha estrada. Na realidade, acho que foi um alívio para os dois lados.” – Essa foi a nota de Casagrande ao anunciar sua saída da Rede Globo.

Dos grandes nomes das transmissões da Seleção Brasileira nas últimas décadas, a saída de Casagrande também surpreendeu na época. Alguns meses antes de começar a Copa de 2022, o comentarista e a emissora entraram em um acordo para selar o fim do “casamento”.

“Foi um alívio para os dois lados porque eu tenho certeza que eles não estavam mais gostando do meu modo, do meu perfil, assim como eu não estava gostando das mudanças que aconteceram lá. Estávamos empurrando com a barriga e ninguém satisfeito, ninguém feliz.” – Comentou Casagrande.

Casagrande
Walter Casagrande deixou a Globo em julho de 2022 (Foto: Reprodução)
  • Paulo Vinicius Coelho

PVC chegou na Globo como um dos grandes comentaristas do momento. Elogiado por muitos nas redes sociais, o jornalista não teve tanto espaço em eventos esportivos no canal da Globo, já no SporTV, sua presença era garantida em vários programas da casa.

Em janeiro de 2023, PVC deixou a Globo para comentar a Libertadores no serviço de streaming Paramount Plus.

Paulo Vinicius Coelho
PVC participava de programas do SporTV (Foto: Reprodução / SporTV)
  • Jota Júnior

Além de Cléber Machado, outro grande nome das narrações que deixa a empresa é Jota Júnior, o nome não é muito conhecido em transmissões da Globo, mas Jota era frequentemente acionado em jogos do SporTV e Premiere.

“No mês em que completo 24 anos de casa, estou deixando o SporTV. Acabo de ser comunicado. Pouco a dizer, mas agradecer a todos que me acompanharam em meus trabalhos. As páginas da vida vão sendo viradas e novos capítulos estão sempre a nossa disposição. Que outros desafios apareçam, pois para a frente é que se anda”.

Jota Júnior
Jota Júnior era narrados no SporTV e Premiere (Foto: Reprodução)

Menções Honrosas

Além dos históricos personagens de transmissões esportivas, vale lembrar outras personalidades como por exemplo Tino Marcos, o repórter de campo esteve na Globo por 35 anos até sair da emissora em 2021. Tino vai estar presente na transmissão de Brasil x Marrocos pelo ‘Canal GB‘, no Youtube.

Após 15 anos, Fernanda Gentil também deixou a casa. A apresentadora ficou famosa em programas esportivos como por exemplo, em seu período apresentando o ‘Esporte Espetacular’. Quando migrou para a área de entretenimento, as coisas não deram tão certo para a jornalista que foi perdendo espaço na casa.