Cléber Machado é demitido da Globo; relembre carreira do narrador

Cléber Machado
Cléber Machado é demitido da Globo; relembre carreira. Foto: Divulgação/ Globo

Cléber Machado é demitido da Globo; relembre carreira do narrador

Nesta quarta-feira (22) o narrador Cléber Machado foi demitido da Rede Globo. Após mais de 35 anos na emissora Cléber foi desligado e não integra mais a equipe esportiva do canal. A notícia foi confirmada pelo jornalista Gabriel Vaquer, do UOL.

O anúncio gerou surpresa nos fãs e espectadores. Em seu longo período na emissora Cleber foi responsável por narrações de nove Copas do Mundo e nove Olimpíadas, além de coberturas de carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na transmissão da Copa do Catar, entre novembro e dezembro de 2022, o narrador foi preterido e não realizou a cobertura in loco. Ele ficou no Brasil e comandou as transmissões por meio do estúdio.

Relembre momentos da carreira de Cléber Machado

A grande carreira de Cléber Machado rendeu aos telespectadores inúmeras narrações marcantes e bordões famosos. No ano de 2002, por exemplo, em uma narração de F1, o narrador entoou o famoso “Hoje não, Hoje não […]Hoje sim” e marcou as narração de GPs.

Na ocasião, o piloto Rubens Barrichello liderava o GP da Áustria, seguido pelo companheiro de equipe, Michael Schumacher. O brasileiro havia sido obrigado deixar o alemão ultrapassar e finalizar em primeiro, Machado narrou a volta final contando que “hoje não” haveria a manobra. Contudo, nos últimos metros de pista houve a ultrapassagem após Barrichello desacelerar o carro: “Hoje sim”.

Além disso, o narrador tem momentos icônicos no futebol. São lembrados por torcedores: o famoso grito de “Romarinho”, no gol dele pelo Corinthians na partida de ida da final da libertadores de 2012, que teve a equipe paulista como campeã. Bem como a narração de duas defesas de pênaltis do goleiro Dida no mesmo jogo, em 1999. Por fim, a narração do histórico confronto entre Uruguai x Gana nas quartas de final da Copa de 2010, na África do Sul.

Reformulação no setor esportivo da Globo

O narrador Cleber Machado é mais um integrante do setor esportivo a deixar a emissora em 2023. Recentemente, o colega de narração Jota Júnior, deixou a equipe. Além disso, a dupla de comentaristas de arbitragem Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo saíram da chamada ‘Central do Apito’.