Mulher é mordida por tubarão ao posar nas Maldivas

Mulher é atacada por tubarão nas Maldivas
Mulher é atacada por tubarão nas Maldivas (Reprodução/Instagram)

Mulher é mordida por tubarão ao posar nas Maldivas

Maldivas é mesmo um destino paradisíaco, mas como qualquer lugar, não está livre da presença dos animais que têm o mar como habitat natural. Assim, uma viagem dos sonhos pode render uma dor de cabeça, como foi o caso de uma mulher que visitou a região. A turista espanhola posava para o fotógrafo submarino Ibrahim Shafeeg, dentro do mar, quando foi mordida nas costas por um tubarão.

Carmen Cánovas Cervello, de 30 anos, teve um ferimento de 15 centímetros perto das costelas e outro nos ombros pelo ataque que sofreu em atol de Vaavu, no Índico. Segundo a imprensa internacional, ela e o fotógrafo faziam fotos quando um grupo de 10 tubarões-lixa surgiu bem próximo. No início, os animais foram apenas parte do cenário, sem ser uma real preocupação da dupla. No entanto, um dos animais se aproximou e mordeu a loira. A imagem foi registrada por uma câmera GoPro.

Felizmente, o ataque foi superficial e não rendeu problemas à loira. Os dois saíram da água para observar os ferimentos e encontraram alguns dentes do tubarão cravados na pele da modelo. Assim, os mesmos foram removidos. E se engana quem pensa que a espanhola evitou as águas depois do ocorrido! Ela e o amigo voltaram para o mar paradisíaco, deixando as feridas se curarem naturalmente.

Ataque de tubarão

Os ataques dentro do mar são um grande pavor, especialmente de quem tem medo de nadar nas águas salgadas. Uma das causas comuns para os incidentes é que o tubarão acaba confundindo a vítima com suas presas habituais, além de mostrarem também que aquele território pertence a ele.

Como no caso da espanhola, os ataques podem ser superficiais e não deixar verdadeiras feridas. Mas isso não se aplica a todos os casos. Uma pessoa pode perder a vida com uma mordida do tubarão, por isso, é importante escolher praias calmas e sem histórico da presença do anima marinho.

No Brasil

Nos três primeiros meses de 2023, três ataques de tubarão foram registrados em Pernambuco, sendo todos em menos de 15 dias de diferença um do outro. O Brasil possui cerca de 90 espécies do animal, sendo os mais conhecidos: martelo, mangona, galha-preta, tubarão-branco, tigre e cabeça-chata, de acordo com a ONG Meros do Brasil.