Morre Sebastian Pinera, ex-presidente do Chile

Sebastian Pinera
Morre Sebastian Pinera, ex-presidente do Chile (Foto: Reprodução)

O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, faleceu em um trágico acidente de helicóptero no sul do país nesta terça-feira (6). Outras três pessoas também ficaram feridas na queda da aeronave.

O acidente ocorreu por volta das 14h57, horário local, no Lago Ranco, em uma região rural onde Piñera possuía uma casa que costumava utilizar durante as férias. Ele estava retornando de um almoço na residência do empresário José Cox quando a tragédia ocorreu.

As condições meteorológicas na região eram desfavoráveis, com chuvas intensas no momento do acidente. Até o momento, a identidade das outras pessoas a bordo não foi confirmada, mas relatos indicam que os sobreviventes teriam conseguido saltar do helicóptero antes da queda.

Quem era Sebastian Pinera?

Sebastián Piñera, empresário e político, governou o Chile por duas vezes, primeiro entre 2010 e 2014 e depois entre 2018 e 2022. Ele foi candidato da coalizão de centro-direita Chile Vamos e venceu as eleições presidenciais em 2017.

Piñera, engenheiro comercial com pós-graduação em Economia na Universidade de Harvard, era considerado um dos maiores empresários do Chile. Além de sua carreira política, ele também atuou como docente em diversas universidades e como consultor de organizações como o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial.

Sua primeira presidência ocorreu em meio a desafios significativos, incluindo o terremoto de 2010 que causou grande devastação no país e o resgate bem-sucedido dos 33 mineiros que ficaram soterrados por 70 dias em Copiapó.

Durante seu governo, enfrentou protestos estudantis que pediam maior acesso à educação no Chile, o que impactou sua popularidade. No entanto, ele conseguiu recuperar sua aprovação devido à diminuição do desemprego e à recuperação da economia.

Em seu segundo mandato, Piñera promoveu a mensagem de “Tempos Melhores” com foco na redução do desemprego, crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida da classe média. Ele venceu as eleições de dezembro de 2017.

Seu segundo mandato também foi marcado por intensos protestos em 2019 e 2020, que inicialmente se originaram devido ao aumento das tarifas de metrô e evoluíram para uma demanda por uma nova Constituição, já que a atual remonta à era da ditadura de Pinochet.

Em um plebiscito realizado em 2020, foi decidido que uma nova Constituição seria redigida, mas, posteriormente, em dezembro de 2023, outra consulta pública rejeitou a proposta de uma nova Carta Magna.

Sebastián Piñera era casado com Cecília Morel desde 1973 e tinha quatro filhos. Sua morte representa uma perda significativa para a política chilena e para o país como um todo.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!