Morre Andy Rourke, baixista da banda The Smiths, aos 59 anos

Andy Rourke
A morte de Andy Rourke foi anunciada nesta sexta-feira (19). (Foto: reprodução/redes sociais).

Morre Andy Rourke, baixista da banda The Smiths, aos 59 anos

Nesta sexta-feira (19) Johnny Marr, guitarrista do The Smiths, anunciou a morte de Andy Rourke, baixista do grupo, aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas. “É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com cancro no pâncreas”, escreveu Marr em seu Twitter.

“Aqueles que o conheciam recordarão Andy como uma alma gentil e bela, os fãs irão recordar dele como um músico extremamente talentoso.”, completou. Andy esteve no The Smiths durante toda a sua duração. A banda formou-se em 1982 e estourou globalmente com o álbum “The Queen is Dead”, de 1986.

Homenagem de Johnny a Andy Rourke

“Andy e eu nos conhecemos quando estudavam em 1975. Éramos melhores amigos, íamos a todos os lugares juntos. Quando tínhamos quinze anos, mudei-me para a casa dele com seus três irmãos e logo percebi que meu companheiro era uma daquelas raras pessoas que absolutamente ninguém não gosta.”, conta Johnny ao lembrar da trajetória ao lado do amigo.

“Andy e eu passamos todo o nosso tempo estudando música, nos divertindo e trabalhando para nos tornarmos os melhores músicos que poderíamos ser. Naquela época, Andy era um guitarrista e um dos bons, mas foi quando ele pegou o baixo que ele encontraria sua verdadeira vocação e seu talento singular floresceria.”

“Ao longo de nossa adolescência, tocamos em várias bandas ao redor do sul de Manchester antes de fazer nossa reputação com o The Smiths de 1982 a 1987, e foi nesses discos dos Smiths que Andy reinventou o que é ser um baixista.”, prosseguiu o integrante da banda autora de sucessos como “These Charming Man” e “The Boy With The Thorn in His Side”.

“Eu estava presente em cada uma das tomadas de baixo de Andy em todas as sessões do Smiths. Às vezes eu estava lá como produtor e às vezes apenas como seu orgulhoso companheiro e líder de torcida. Vê-lo jogar aquelas linhas de base deslumbrantes foi um privilégio absoluto e genuinamente algo para se ver. Mas uma vez que sempre me vem à mente foi quando me sentei ao lado dele na mesa de mixagem vendo-o tocar seu baixo na música The Queen Is Dead. Foi tão impressionante que eu disse para mim mesmo: ‘Nunca vou esquecer esse momento.'”

“Mantivemos nossa amizade ao longo dos anos, não importa onde estávamos ou o que estava acontecendo e é uma questão de orgulho pessoal, bem como tristeza que a última vez que Andy tocou no palco foi comigo e minha banda no Maddison Square Garden, em setembro de 2022. Foi um momento especial que compartilhamos com minha família e sua esposa e alma gêmea Francesca.”, encerrou Johnny.

Batalha judicial no The Smiths

Enquanto travava uma luta contra o vício em heroína e enfrentava dificuldades financeiras, Andy Rourke processou, ao lado do baterista Mike Joyce, Marr e o vocalista e compositor Morrissey por uma parcela maior dos direitos autorais sobre as músicas do The Smiths após a separação do grupo em 1987. Um acordo foi alcançado e a amizade com Marr sobreviveu ao processo.