Ministro do STF determina investigação do Coronel Zucco; Entenda

Alexandre de Moraes determina investigação contra Coronel Zucco
Coronel Zucco (Foto: Guerreiro/ALRS)

Ministro do STF determina investigação do Coronel Zucco; Entenda

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), por suspeitas de incentivo a atos antidemocráticos no Rio Grande do Sul e em Brasília.

Zucco, eleito presidente da comissão responsável pela CPI do MST, que visa apurar as invasões de terras realizadas pelos sem-terra, foi alvo de uma notícia de fato levada ao Ministério Público Federal (MPF), que trata de um suposto ‘patrocínio e incentivo’ a atos ‘antidemocráticos’, como o bloqueio de estradas após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro na eleição presidencial.

Conforme o despacho de quarta-feira (17), Moraes determinou que a Polícia Federal siga com a apuração. “Encaminhem-se os autos à Polícia Federal, para continuidade das investigações”, decidiu o ministro. A documentação foi disponibilizada à PF nesta sexta-feira (19).

Entendimento da Procuradoria Regional da República

O caso inclui publicações feitas por Zucco nas redes sociais entre outubro e novembro de 2022, antes mesmo de sua posse na Câmara. O material foi encaminhado ao STF pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a pedido do Ministério Público Federal, devido ao foro privilegiado do deputado na Corte.

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região também defendeu a remessa do caso ao STF, alegando que “diversos inquéritos correlatos tramitam de modo concentrado na Suprema Corte, inclusive envolvendo pessoas sem prerrogativa de foro, mas investigadas lá por força de eventual conexão”.

Quem é o Coronel Zucco?

Luciano Lorenzini Zucco, é natural de Alegrete, Rio Grande do Sul. Nascido em 09 de março de 1974, ele é conhecido como Tenente-Coronel Zucco. Ele é um militar e político brasileiro filiado ao partido Republicanos. No ano de 2018, foi candidato a deputado estadual mais votado da sua cidade natal. Já em 2022, Coronel Zucco repetiu o feito, porém dessa vez sendo eleito como o deputado deputado federal mais votado no estado. 

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!