Ministério Público denuncia Bruno, da dupla com Marrone, por transfobia

Bruno e Marrone
MP aceita denúncia de transfobia contra Bruno da dupla com Marrone. (Foto: reprodução/redes sociais).

Ministério Público denuncia Bruno, da dupla com Marrone, por transfobia

O Ministério Público de São Paulo fez uma denúncia contra Bruno, da dupla Bruno & Marrone, por transfobia. Segundo o jornal O Globo, o MP-SP acolheu uma ação feita pela Associação dos LGBTQIA+ que pede punição por comportamento considerado discriminatório contra a repórter transsexual Lisa Gomes durante uma entrevista concedida à RedeTV.

O caso

Na ocasião ocorrida há duas semanas, o sertanejo perguntou a jornalista, no início da conversa, se ela tinha um pênis: “Você tem pau?”, questionou Bruno, constrangendo a repórter com a pergunta invasiva. Várias pessoas acompanhavam o trabalho da equipe da emissora, nos bastidores de um evento dedicado à música country.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que homofobia e transfobia são crimes em 2019. Desde então, quem ofender ou discriminar pessoas da comunidade LGBTQIA+ está sujeito a punição de um a três anos de prisão. Como é considerado crime de racismo, a penalidade é inafiançável e imprescritível.

Nós denunciamos ele pelo crime de racismo, que agora também engloba os crimes de homofobia e transfobia como preconceito. A pena é de 1 a 3 anos, podendo chegar a 5 em casos mais graves”, disse Agripino Magalhães deputado estadual suplente líder da Associação dos LGBTIQA+.

O que diz a defesa

A defesa da associação, representada pelo o advogado Ângelo Carbone, também falou do assunto. “Foi aberta uma ação criminal a pedido dos LGBTs, para processar e condenar ele. O que ele fez é muito grave, é transfóbico. Essa transfobia que ele tem está prevista nos crimes de racismo.”, iniciou.

“Então a expectativa da gente com esse processo criminal é que, além de ser condenado pelo crime que praticou, ele pegue uma pena e isso sirva de lição para os outros não fazerem a mesma coisa”, completou o advogado.

Após o lamentável episódio, o integrante da dupla Bruno e Marrone utilizou as redes sociais para se retratar. “Eu estou aqui pra pedir desculpas para a Lisa Gomes, pelo que eu perguntei pra ela. Fui totalmente infantil, fui totalmente inconsequente. Eu acho que não tem como voltar no tempo e quero pedir perdão para ela. Perdão, Lisa Gomes“, disse o cantor sertanejo.