Lula passa a exigir vistos para turistas dos EUA e outros países, veja

Lula faz com que o Brasil exija vistos de turistas dos EUA e outros países. Foto: Reprodução/ Twitter
Lula faz com que o Brasil exija vistos de turistas dos EUA e outros países. Foto: Reprodução/ Twitter

Lula passa a exigir vistos para turistas dos EUA e outros países, veja

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva revogou a dispensa de vistos para visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. A medida foi tomada nesta terça-feira (03) por meio de um decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União.

A dispensa de vistos para turistas desses países havia sido implementada em março de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida visava estimular o turismo no Brasil, facilitando a entrada de turistas desses países mencionados.

No entanto, Lula argumentou que a dispensa de vistos prejudicava a reciprocidade diplomática entre os países, já que os turistas brasileiros precisam obter visto para visitar os mesmos países liberados. Além disso, o presidente também indicou uma possível falta de segurança ao país com a medida.

Turistas dos EUA e outros países precisarão de vistos para entrar no Brasil

Com a revogação da dispensa de vistos, os turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália precisarão solicitar um visto antes de fazerem as suas viagens para o Brasil. O visto terá validade de um ano e será emitido pelo Itamaraty, órgão máximo que é responsável pelo controle de entradas e saídas no país.

A medida já foi criticada por pessoas envolvidas no setor turístico, que acreditam que a exigência de visto pode afetar o setor no país. No entanto, o governo não enxerga desta maneira e argumenta que a medida é necessária para garantir a segurança e estabelecer uma relação mais justa entre o Brasil e os demais países envolvidos no acordo.

Itamaraty iniciou tratativas com países envolvidas no decreto de Lula

O Itamaraty já iniciou as tratativas com os governos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália para informá-los da medida e discutir as condições para a emissão dos vistos. Resta agora aguardar os desdobramentos da medida e ver como ela irá afetar o turismo no Brasil e as relações do país com os demais países afetados pela exigência do visto.