Luísa Sonza faz retratação e revela bastidores do processo por “racismo”

A cantora Luísa Sonza publicou mais uma nova retratação referente ao episódio de racismo, que ocorreu em setembro de 2018. Na ocasião, a artista estava em Fernando de Noronha e confundiu uma advogada que estava curtindo suas férias com uma funcionária do Restaurante da Pousada Zé Maria. A mulher processou a intérprete de “Cachorrinhas”, e a ação se resolveu entre as duas partes apenas três anos depois.

Luísa Sonza
Luísa Sonza pede desculpas novamente por episódio de racismo estrutural (Reprodução/Twitter)

Anteriormente, Luísa Sonza publicou uma carta aberta se retratando, mas os internautas acharam que ela não se desculpou pelo infeliz episódio. Então, a cantora foi atrás da vítima da situação e pediu ajudar para postar um novo texto de retratação. Logo após, a gaúcha publicou vídeos em seu Twitter explicando tudo o que aconteceu e reconheceu o seu erro.

“Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/09/2018, no Restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção”, começou Luísa Sonza em seu novo texto de retratação.

Luísa Sonza pede desculpa por episódio de racismo

Em seguida, a cantora pediu desculpas para a vítima e para toda uma classe de pessoas que já sofreram com o racismo estrutural. “Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural. Luísa, então, esclareceu um tweet de setembro de 2020, quando a polêmica veio à tona, e ela indiretamente chamou a vítima de mentirosa.

“As referidas publicações foram em defesa às informações que eram divulgadas pela mídia de forma distorcida dos fatos narrados no processo. Para que não haja qualquer dúvida, pontuo que as publicações não se referiam à pessoa da Sra. Isabel, que em nenhum momento quis notoriedade”. A advogada teve a oportunidade de acabar com a carreira da cantora, indo a programas de televisão e jornais, mas não tomou essa atitude.

Por fim, a cantora pediu novamente desculpas à Isabel e disse que o que aconteceu serviu de conscientização por parte dela, mas também de muitas pessoas. “Ainda, considerando que o racismo estrutural impacta o psicológico de um indivíduo, entendo como importante esse passo para que haja a conscientização e reflexão não só minha, como da sociedade”.

Após a nota de retratação, a cantora divulgou vídeos contextualizando toda a situação. E novamente, pediu desculpas a Dra. Isabel e toda a comunidade preta. Ela informou que resolveu essa situação com a justiça também. Luísa Sonza, então, revelou que vários portais se aproveitaram da situação e publicaram fake news a respeito do que aconteceu, e que sua equipe também tomou as medidas legais.