Luísa Sonza quebra o silêncio sobre ‘ação de racismo’, mas não pede desculpas à vítima

A cantora Luísa Sonza está respondendo a um processo por um episódio em Fernando de Noronha em 2020. Na época, a intérprete de Cachorrinhas confundiu a advogada Isabel Macedo como uma funcionária do local. A moça fez um boletim de ocorrência contra artista, alegando que sofreu racismo da gaúcha. A defesa da loira alegou que a vítima estava querendo pegar carona na fama da influenciadora.

“Gente, tudo isso é mentira! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda” disse ela assim que a acusação se tornou pública.

Nesta semana, o assunto veio à tona com a audiência online, que foi adiada após o link para entrar na sala ter sido divulgado por fãs da cantora Anitta. Os internautas apontaram que as grandes mídias nas redes sociais não estavam noticiando sobre o processo contra Luísa Sonza. Algumas horas depois de todo esse burburinho, a cantora publicou uma carta aberta.

A carta aberta de Luísa Sonza

Na segunda-feira (19), Luísa Sonza escreveu e divulgou um texto em suas redes sociais, pedindo desculpas para seus fãs, admiradores e seguidores pelo seu comportamento com a autora do processo. A cantora admite que conversou com pessoas que entendem do assunto e por fim acabou optando por pagar o valor pedido pela advogada. Ela, no entanto, não pediu desculpas publicamente sobre o ocorrido.

Luísa Sonza publica carta aberta e fala sobre acusação de racismo
Luísa Sonza publica carta aberta e fala sobre acusação de racismo (Reprodução/Instagram)

Em seguida, a artista comenta que não foi processada por racismo ou injúria racial, mas sim por danos morais. Anteriormente, ela quis abafar o caso e sua equipe de advogadas pediu para o caso entrar em segredo de justiça, e foi a partir daí que os internautas começaram a fazer barulho nas mídias sociais pedindo uma atenção para o processo.

Mesmo com esse suposto cancelamento, Luísa Sonza não cancelou sua nova turnê, que começa na cidade de São Paulo, no dia primeiro de outubro. O novo show da cantora se chama O Conto dos Dois Mundos, e deve explorar pelo menos dois lados artísticos da intérprete de Penhasco.

Confira o texto na íntegra de Luísa Sonza publicado em suas redes sociais:

“Gente, eu tô acompanhando tudo e meu silêncio nesses dias não é porque não queria falar sobre o assunto, mas porque eu precisava desse tempo para refletir, conversar com as pessoas e entender melhor algumas questões que achei que dominava, mas me dei conta que não.

Quero agradecer a vocês que, com razão, me cobraram, e dizer o quanto tudo isso foi
importante para mim. Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor do outro. Me coloquei no lugar. E entendi que precisa ser sempre assim.

Me dei conta de que todos, até mesmo pessoas como eu, que se reconhecem como aliadas à questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e ainda mais empatia.

Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não. Por isso, a minha decisão é solicitar uma audiência especial para resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela Autora.

Eu não tenho medo de colocar os meus privilégios, que reconheço que tenho, à
disposição para chamar atenção pra essas questões sociais e tentar diminuir qualquer tipo de discriminação.

Por fim, quero esclarecer que esse caso veio a público em 2020, quando foi aberto, e é um
processo de danos morais – não estou respondendo por processo criminal, como foi
divulgado, e não há nenhum outro em andamento.”