Lista: 7 álbuns que comemoram 10 anos de lançamento em 2023

lançamento
Miley Cyrus, Clarice Falcão e Lady Gaga lançaram álbuns em 2013

Em 2023, muitos projetos musicais comemoram uma década de seus lançamentos. Separamos uma lista com sete álbuns de cantoras nacionais e internacionais, que marcaram o ano de 2013, por apresentações polêmicas, estreias no mercado fonográfico, diferentes formas de divulgação e muita música boa.

Entre os destaques, o disco de estreia de Anitta, Clarice Falcão e Lorde. O impacto surpresa que Beyoncé causou nos últimos dias do ano, e a rixa entre Lady Gaga e Katy Perry, com os singles Applause e Roar. E também, a mudança drástica de Miley Cyrus em sua era mais polêmica até então.

Debut de Clarice Falcão, Anitta e Lorde

Até então, atriz e humorista, Clarice Falcão era integrante do canal Porta dos Fundos no YouTube. E foi por lá, que a cantora divulgou o clipe de Oitavo Andar. A era Monomania teve vídeos da artista sentada em um sofá com um violão cantando as músicas do álbum. O videoclipe da faixa título teve participação de seu namorado na época, o ator e comediante Gregório Duvivier. O disco faz 10 anos de lançamento no dia 30 de abril.

Em 6 de julho, Anitta vai comemorar uma década de seu álbum homônimo. O disco elevou o nome da artista a nível nacional com o sucesso Show das Poderosas e dos singles Não Para e Zen. Além desses, os promocionais Menina Má, que apareceu como sample em Dançarina de Pedro Sampaio, e Meiga e Abusada, que chegaram antes do lançamento do álbum e também caíram nas graças do público.

Lorde lançou o primeiro disco de estúdio Pure Heroine em 27 de setembro. A cantora neozelandesa estourou no mundo todo com o hit Royals. A música rendeu dois gramofones dourados do Grammy para Ella. A era teve como singles Tennis Court, Team e Glory and Gore. É nesse projeto inicial que a cantora lançou as ótimas e favoritas dos fãs, Buzzcut Season, 400 Lux e Ribs.

As polêmicas de Miley Cyrus

Conhecida como uma cantora de fases, Miley Cyrus surpreendeu o mundo com o lançamento do álbum Bangerz no dia 4 de outubro de 2013. O projeto teve como carro-chefe We Can’t Stop que foi um grande sucesso. Mas, foi com o segundo single Wrecking Ball, que a cantora chocou ao parecer nua em cima de uma bola de demolição. Esse choque virou um ícone na história da cultura pop, ao contrário da performance no VMA.

A cantora fez uma performance de We Can’t Stop em um traje com tema de ursos. Em seguida, Robin Thicke entrou no palco e a cantora trocou de look por uma roupa bege formada apenas por duas peças. O cantor do hit Blurred Lines cantava seu hit, e meio da apresentação, Miley Cyrus tocou a área da virilha com um dedo de espuma gigante e dançou twerk contra a virilha do artista. A era Bangerz terminou com o clipe de Adore You.

A disputa entre Applause e Roar

Antes do grande VMA de 2013, todo mundo já sabia que Lady Gaga iria retornar, pois a intérprete de Shallow confirmou lançamentos semanas antes em um anúncio nas redes sociais. Aproveitando o hype de retorno, Katy Perry anunciou Roar uma semana antes de Applause da artista. Após o lançamento de Perry, Gaga foi para o Twitter e avisou que estava vazando seu novo single inédito, e por conta disso, iria adiantar o lançamento.

Houve quem não comprou a desculpa e acredita que assim como Katy Perry, Lady Gaga também quis criar uma rixa. Elas disputaram o número um da Billboard Hot 100, onde Roar se consagrou como mais um hit, e Applause teve pico em #4. Dez anos depois, e por conta de virais no TikTok, o primeiro single do álbum ARTPOP, que faz aniversário em 6 de novmebro, começou a viralizar na plataforma.

Prism de Katy Perry teve seu lançamento em 18 de outubro, e além de Roar, Dark Horse foi um grande hit no ano seguinte. A música foi o terceiro single do álbum e Unconditionally que veio antes foi totalmente ofuscado. A era pecou pelo lançamento de Birthday como quarto single, e não empolgou tanto com This Is How We Do. As favoritas Walking On Air e Legendary Lovers não foram trabalhadas.

A surpresa de Beyoncé

Todo fã de Beyoncé comemora o dia 13 de dezembro, que em 2013, pegou todos de surpresa com seu álbum visual homônimo que parou a internet toda. A cantora lançou o disco com todas as faixas recebendo vídeos bem produzidos. Os singles trabalhados foram XO, Drunk in Love, Partition e Pretty Hurts.

O relançamento do álbum aconteceu em 2014 e teve o single Flawless promovido, que ganhou um remix com Nicki Minaj. O projeto deu certo com 7/11, que viralizou com a dança no clipe, e Ring Off, que fechou a era como último single.