Hamas anuncia “Dia da Raiva” global, causando preocupação entre israelenses

hamas-anuncia-dia-da-raiva-global-causando-preocupação-entre-israelenses
Hamas anuncia “Dia da Raiva” global, causando preocupação entre israelenses. (Foto: reprodução/internet)

Na última quinta-feira (12), autoridades israelenses emitiram um comunicado urgente a seus cidadãos ao redor do mundo. Segundo informações do renomado “The Jerusalem Post”, o Hamas proclamou uma mobilização internacional chamada “Dia de Raiva” para a próxima sexta-feira (13).

O anúncio citou: “A liderança do Hamas fez um apelo a todos os seus apoiadores no mundo para realizarem um “Dia da Raiva” na próxima sexta-feira, pedindo para que saiam nas ruas e agridam israelenses e judeus”.

O comunicado ainda enfatiza o potencial risco de tais convocações, sugerindo que protestos possam ocorrer em diversas nações, podendo estes, desencadear em confrontos mais intensos.

Medidas preventivas para cidadãos de Israel

Em resposta ao apelo do Hamas, o Conselho de Segurança Nacional juntamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel orientaram seus cidadãos no exterior a adotarem precauções.

Eles recomendam que todos permaneçam atentos às suas redondezas, evitem locais de manifestações e, em situações de hostilidade ou agitação, entrem imediatamente em contato com as autoridades locais.

Karla Stelzer Mendes é encontrada morta

A busca pela carioca Karla Stelzer Mendes, que estava desaparecida em Israel, infelizmente teve um trágico desfecho.

Frederico Meyer, o embaixador brasileiro em Israel, confirmou o ocorrido durante uma conversa com a GloboNews, declarando, “Acabamos de confirmar que ela faleceu, e o enterro dela é hoje [sexta]. O filho dela que está servindo ao Exército aqui acabou de nos avisar”.

Manifestação de pesar pelo Itamaraty

Posteriormente, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou um comunicado. A nota expressava:

“O governo brasileiro lamenta e manifesta seu profundo pesar com a morte da cidadã brasileira Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, terceira vítima fatal brasileira dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro em Israel.

Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o Governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil.”

Contexto da tragédia

Karla, junto com o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer e a carioca Bruna Valeanu, estavam participando de um evento musical conhecido como Universo Paralello.

Este evento, frequentado por cerca de 3.000 jovens, foi brutalmente interrompido por um ataque terrorista. De acordo com informações do governo israelense, 260 pessoas foram vítimas fatais nesse ataque.

Sobre Karla Stelzer

Karla Stelzer, uma carioca que adotou Israel como sua casa, possuía dupla cidadania. No Oriente Médio, ela compartilhava a vida com seu marido, que também foi vítima do atentado.

Além disso, tinha um filho que atualmente serve no Exército israelense. As comunicações mais recentes com sua família no Brasil ocorreram na data do ataque.