Gonçalves Dias pede demissão para governo Lula, e motivo vem à tona

Gonçalves Dias pede demissão, após ter vídeos expostos no dia 8 de janeiro
Ex-Ministro Gonçalves Dias e Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Gonçalves Dias pede demissão para governo Lula, e motivo vem à tona

Nesta quarta-feira (19), o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Gonçalves Dias, pediu demissão ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o pedido foi acolhido e devidamente assinado pelo presidente. Gonçalves pediu demissão, após ter um vídeo mostrando-o no Palácio do Planalto durante invasões golpistas de 8 de janeiro.

O general da reserva pediu demissão após reunião com Lula e chefes de outras pastas, no Palácio do Planalto. Ele é o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato de Lula. Gonçalves Dias foi o ministro que ficou menos tempo no cargo durante o governo de Lula, ocupou o GSI por apenas três meses e dezoito dias, superando o ministro Silas Rondeau, que permaneceu por quatro meses e vinte e dois dias.

Gonçalves Dias é visto no Palácio do Planalto durante as invasões golpistas

Em entrevista à TV Globo, Dias afirmou que estava no Planalto para retirar manifestantes. “Eu entrei no palácio depois que o palácio foi invadido e estava retirando as pessoas do 3º e 4º piso, para que houvesse a prisão no 2º”, afirmou. O general também disse que sua imagem foi retirada do contexto. A saída do general do governo ocorreu após a CNN Brasil divulgar um conjunto de novas imagens sobre os ataques terroristas. Nas gravações, Gonçalves Dias aparece em contato com bolsonaristas que invadiram e depredaram a sede da Presidência. Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro trecho mostra servidores do órgão entregando água aos vândalos.

Justificativa do GSI

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou uma nota para justificar a presença do chefe do órgão, Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto, na qual afirma que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”.

“A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”, explicou o GSI.

Segundo o blog do Camarotti, a situação de Dias foi agravada porque o presidente Lula lhe pediu as imagens de frente do gabinete presidencial durante a invasão, mas Dias, segundo fontes, respondeu que elas estavam indisponíveis.