Sergio Moro se pronuncia sobre pedido de prisão da PGR

Sergio Moro se defende das acusações de calúnia e sobre pedido de prisão da PGR
Senador Sergio Moro faz pronunciamento em 17/04 (Reprodução: CNN)

Sergio Moro se pronuncia sobre pedido de prisão da PGR

Na noite da última segunda-feira (17), o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) fez um pronunciamento para falar sobre o pedido de prisão realizado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após um vídeo repercutir nas redes sociais em que o ex-juiz sugere que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, venderia habeas corpus.

“Lamento que o procurador-geral da República veja com tanta facilidade a possibilidade de denunciar um senador da República e pedir sua prisão. Não creio que esse seja o Brasil que queremos caminhar”, disse Moro.

O senador ainda acrescenta que o vídeo divulgado teria sido editado e manipulado, além de não ter “nenhuma acusação contra o ministro Gilmar Mendes”. “O que existe são falas que foram descontextualizadas para, falsamente, me colocar como alguém contrário ao STF ou ao ministro, o que nunca fui. Sempre critiquei o Supremo respeitosamente e elogiei o papel que o Supremo teve no passado no combate à corrupção”, explicou Moro após criticar o governo federal.

Entenda o contexto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do senador Sergio Moro por ele ter dito que o ministro Gilmar Mendes vende habeas corpus. A informação da denúncia da PGR foi noticiada por Mônica Bergamo, colunista da “Folha de S. Paulo”. Em um vídeo que repercutiu nas redes sociais nesta semana, Moro é visto em uma aparente festa, ao ar livre, quando alguém ao fundo diz: “Está subornando o velho.”

O ex-ministro da Justiça responde, enquanto pega um copo: “Não, isso é fiança… instituto. Pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes.” Através de sua assessoria, o ex-juiz da Lava Jato afirmou à CNN que “a fala foi retirada de contexto, tanto que [foi] divulgado só um fragmento, e não contém nenhuma acusação contra ninguém”.

Quem é Sérgio Moro?

Sergio Fernando Moro, mais conhecido como Sérgio Moro é um jurista, ex-magistrado, professor universitário e político brasileiro, filiado ao partido União Brasil (UNIÃO) e atual senador da República pelo estado do Paraná desde 2023. Foi juiz federal, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro. Ficou conhecido como o juiz da Lava Jato, que condenou Lula à prisão.

Confira os vídeos do pronunciamento do parlamentar, e do vídeo que o acusam de crime de calúnia contra o Ministro do STF, Gilmar Mendes: