Especial Rita Lee: Relembre a trajetória e curiosidades sobre a cantora

História e Curiosidades sobre a cantora Rita Lee
Antes e depois de Rita Lee (Montagem: Reprodução)

Especial Rita Lee: Relembre a trajetória e curiosidades sobre a cantora

Rita Lee Jones de Carvalho, conhecida como Rita Lee ou como “Rainha do Rock Brasileiro”, atualmente possui 75 anos, eis que nascida em 31 de dezembro de 1947. É uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. Rita alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida nesse sentido no Brasil. Relembre a trajetória e curiosidades sobre a vida da eterna “ovelha negra”.

Criação e Carreira

Nascida na véspera de Ano-Novo, em uma família de classe média paulistana, Rita é a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904–1983), paulista descendente de imigrantes norte-americanos confederados do Alabama e do Tennessee estabelecidos em Santa Bárbara d’Oeste, e de Romilda Padula (1904–1986), também paulista, filha de imigrantes italianos da região do Molise, no sul da Itália.

Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones. “Lee” é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, em homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano.  Originalmente, seu primeiro nome era planejado para ser Bárbara, em homenagem à santa, mas na hora do batizado resolveram homenagear a avó materna, que se chamava Clorinda, mas tinha o apelido de Rita.

Rita nasceu e cresceu no bairro da Vila Mariana, onde viveu até o nascimento de seu primeiro filho. Em entrevistas, revelou que esse bairro lhe é especial, já que lá tem uma grande parte de todas as melhores lembranças de sua vida. A artista foi educada no colégio franco-brasileiro Liceu Pasteur; é poliglota, e fala fluentemente português, inglês, francês, castelhano e italiano.

Chegou a ingressar no curso de Comunicação Social na Universidade de São Paulo, em 1968, na mesma turma da atriz Regina Duarte. Assim como Regina, Rita abandonou o curso no ano seguinte. Durante a infância, teve aulas de piano com a musicista clássica Magdalena Tagliaferro. Não pensava em ser cantora de rock, mas em ser atriz de cinema, veterinária ou a profissão que seu pai queria, dentista.

Suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles, Rolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby Peixoto, Angela Maria, Tito Madi, João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa por influência dos pais. Confira o início da carreira como cantora:

Por um período de 6 anos, Rita foi, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, integrante da banda Os Mutantes, cantando, tocando flauta e percussão, além de performances bissextas no sintetizador, no banjo e manipulando bizarrices como um gravador portátil (como na música “Caminhante Noturno”) e uma bomba de dedetização (em “Le Premier Bonheur du Jour”) e sendo letrista. Em 1967, a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record na apresentação da canção “Domingo no Parque”.

Foram gravados seis álbuns (tendo o primeiro, de 1968, como uns dos álbuns mais importantes da história da música brasileira), que deram origem a hits como “A Minha Menina”, “Dom Quixote”, “Balada do Louco”, “2001 (Dois Mil e Um)” e “Ando Meio Desligado”. Entre 1968 e 1972, Rita foi casada com o companheiro de banda Arnaldo. O divórcio seria assinado somente em 1977.

Acompanhada dos componentes dos Mutantes, Rita gravou dois discos solo. O primeiro foi Build Up (1970), contendo algumas parcerias com Arnaldo, que originalmente era o repertório de um show que foi feito exclusivamente para uma edição da Fenit (feira de moda de São Paulo). Desse disco saiu seu primeiro single solo, “José” (uma versão de Nara Leão para o hino francês “Joseph”).

O segundo disco, Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972), foi lançado com o seu nome pois a banda já havia lançado um álbum naquele ano e a gravadora não os permitiu, por contrato, que gravassem outro. Com isso, Os Mutantes gravaram e só a Rita o assinou. Formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo folk rock, Cilibrinas do Éden, cuja única gravação, ao vivo, no festival Phono 73, foi lançada mais de 35 anos depois.

Rita e Lúcia desistem da dupla e formam a banda Tutti Frutti, com Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, entre outros. Rita, além de cantar, tocou piano, sintetizador, gaita e violão. Um contrato com a gravadora Philips é assinado, mas essa exige que o grupo assine como “Rita Lee & Tutti-Frutti”. O que seria o primeiro disco do grupo não é lançado pela gravadora por problemas com a censura e com os executivos, que o consideraram “alternativo demais”.

Eles voltam ao estúdio e Atrás do Porto Tem uma Cidade é gravado e lançado em 1974. Em 1975, é lançado Fruto Proibido pela Som Livre. O disco, que contém os sucessos “Agora Só Falta Você”, “Esse Tal de Roque Enrow” e “Ovelha Negra”, tornou-se um clássico do rock brasileiro, vendendo mais de 200 mil cópias na época, e dando a Rita o título de “Rainha do Rock Brasileiro”.

Curiosidades

1) Símbolo do feminismo

Rita Lee é considerada símbolo do feminismo
Cantora Rita Lee faz o símbolo de uma vagina (Imagem: Reprodução)

A cantora é considerada até os dias de hoje como o símbolo do feminismo, pois apesar de ser um tabu gigantesco em sua época, ela quebrou diversos paradigmas que eram impostos para as mulheres através de suas músicas. Suas canções falavam sobre sexo, personalidade forte, como ser uma pessoa diferente dentro do ambiente familiar e como isso era legal e atraente.

Até hoje, Rita é ativista dos direitos humanos, principalmente dos direitos das mulheres. O feminismo é um dos temas mais abordados nas composições de Lee. A externalização da luta por igualdade de direitos e quebra de estereótipos é uma marca da artista, que sempre buscou expor sem pudores em sua música a realidade das mulheres brasileiras.

 

2) Filha de Elis Regina tem o nome em homenagem à cantora

O nome Maria Rita, foi dado por Elis Regina em homenagem à Rita Lee
À esquerda: Maria Rita, filha de Elis Regina; À direita as grandes amigas, Rita Lee e Elis Regina cantando ‘Doce Pimenta’ (Montagem: Reprodução)

A cantora Maria Rita, filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, tem o nome Rita em homenagem a cantora. Rita Lee escreveu em homenagem a Elis a canção “Doce de Pimenta”. Elis foi a única pessoa que a visitou na cadeia, por isso a rockeira dizia que Elis, apelidada de Pimentinha por Vinícius de Moraes, na verdade era uma pimenta doce.

 

3) Rita Lee já foi presa quando estava grávida durante a Ditatura

Rita Lee foi presa enquanto estava grávida na Ditadura
Rita Lee durante a Ditatura (Imagem: Reprodução)

Quando estava grávida de três meses de Beto Lee, em setembro de 1976, a cantora foi presa depois que a polícia encontrou em sua casa maconha,  300 gramas de maconha, restos de cigarros e um narguilê. Foi condenada a um ano de prisão domiciliar. Para ter o filho, Rita pediu permissão para se internar. Numa entrevista à revista “Quem” em 2010, Rita disse que aquilo foi tudo plantado pela polícia. Na época, ela garantiu que a droga não era sua e que ela tinha parado de fumar porque estava grávida.

 

4) Conquista Inédita para Carreira Musical

Rita Lee foi a primeira mulher a receber o Prêmio Shell da Música Popular Brasileira
Rita Lee foi a primeira mulher a receber o Prêmio Shell da Música Popular Brasileira (Montagem: Reprodução)

Rita Lee foi a primeira mulher artista do segmento da música pop-rock a ganhar o “Prêmio Shell de Música Popular Brasileira” em 1997, atual “Prêmio da Música Brasileira”. O trabalho de Rita Lee distingue-se do das outras cantoras/autoras contemporâneas, por aquele possuir a peculiaridade de ter nascido com o tropicalismo revolucionário, em um contexto de ruptura, e a cantora haver se transformado na figura feminina mais expressiva do rock brasileiro.

 

5) Casamento com Roberto de Carvalho

Rita Lee e Roberto de Carvalho estão juntos há 47 anos
Casamento de Rita Lee e Roberto de Carvalho (Imagem: Reprodução)

Em dezembro de 1996, Rita realizou seu casamento civil com Roberto de Carvalho, passando a assinar Rita Lee Jones de Carvalho. Atualmente, o casal vive um relacionamento de companheirismo de 47 anos, com os três frutos do relacionamento, os três filhos homens. Antes de se casarem, os dois eram parceiros musicais.

 

6) Rita Lee ocupou a lista de 100 Maiores Artistas da Música Brasileira

Em 2008, Rita Lee foi considerada a 15ª maior artista do Brasil
Rita Lee é homenageada na Revista Rolling Stone em 2008 (Imagem: Reprodução)

Em 2008 a revista Rolling Stone fez lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, onde Rita Lee ocupa o 15° lugar. Rolling Stone é uma revista mensal sediada nos Estados Unidos dedicada à música, política, e cultura popular.

 

7) A artista tem o próprio musical

Rita Lee tem o próprio musical
Atriz Mel Lisboa vive Rita Lee no Musical de 2014 “Rita Lee Mora ao lado” (Imagem: Reprodução)

Em 2014 estreou o musical “Rita Lee Mora ao Lado“. O musical é estrelado por Mel Lisboa e conta a história da cantora Rita Lee, com texto de Paulo Rogério Lopes, Márcio Macena e Débora Dubois. É uma adaptação teatral do livro “Rita Lee Mora ao Lado – Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock”, do escritor Henrique Bartsch.

 

8) Filhos de Rita Lee e Roberto de Carvalho

Rita Lee com sua família: Esposo Roberto de Carvalho e filhos: Roberto, João e Antônio Lee (Imagem: Reprodução)

Rita Lee tem três filhos com Roberto de Carvalho: Roberto, João e Antônio. Roberto Lee é o mais velho deles, tem 45 anos de idade, e usa o nome artístico Beto Lee. Ele se tornou músico assim como os pais, é cantor, compositor e guitarrista. Sua carreira começou aos 15 anos de idade, quando ele esteve em sua primeira banda, chamada Larika.

João Lee é o filho do meio, ele tem 43 anos e também vive da música. Ele seguiu os passos dos pais e do irmão mais velho, mas não é cantor. Antonio é DJ, produtor e Music Businness. Além disso, ele ficou responsável por todos os projetos da mãe que foram derivados da autobiografia da cantora, lançada em 2016. Ele organizou uma exposição especial e um álbum de remixes dos maiores sucessos da famosa.

Antonio Lee, tem 41 anos, Antonio Lee é o mais novo entre os filhos de Rita Lee com com o marido Roberto de Carvalho. Apesar de escolher a vida de artista, ele partiu para uma carreira um pouco diferente dos outros membros da família, ele se tornou artista plástico.

 

9) Carreira como atriz

Rita Lee já foi atriz
Rita Lee em uma das cenas da novela “Top Model” dos anos 90 (Imagem: Reprodução)

Como uma artista completa, Rita também foi atriz. No início da década de 1990, Rita participou da novela da Rede Globo de Televisão “Top Model” e também participou no filme “Dias Melhores Virão”, de Cacá Diegues, no qual contracenou com Marília Pêra. Em 1993 a cantora participou da novela “Vamp”;

 

10) Rita Lee é diagnosticada com câncer

Rita Lee foi diagnosticada com câncer
Rita Lee foi diagnosticada com câncer no pulmão em 2021 (Imagem: Reprodução)

Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo após exames de rotina. Ela se submeteu a sessões de imunoterapia e radioterapia, duas formas de tratar a doença, uma das mais comuns no Brasil. A cantora Rita Lee foi internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com perfil oficial da artista, ela passa por exames e avaliações de seu estado de saúde. Em 2022 foi considerada curada após tratamento.