Especial 48 anos de Alexandre Carlo: Relembre a trajetória do vocalista de Natiruts

Alexandre Carlo comemora 48 anos
Alexandre Carlo (Imagem: Reprodução)

Especial 48 anos de Alexandre Carlo: Relembre a trajetória do vocalista de Natiruts

Nesta quinta-feira (30), um grande cantor, compositor e instrumentista brasileiro comemora seus 48 anos de existência. Alexandre Carlo, atual vocalista da grande banda nacional Natiruts, celebra seu aniversário no mesmo dia que a rainha do pop brasileiro, Anitta. Em comemoração a esse dia especial, conheça um pouco mais sobre a história de Alexandre Carlo.

Curiosidades sobre Alexandre Carlo

1. Família

O cantor é casado com a advogada Márcia Priscilla Monteiro, com quem tem três filhos, sendo que um deles, puxou o pai e é um prodígio na música. Pedro Alex, de apenas 23 anos, é residente de Brasília e se tornou um fenômeno musical, com direito a EP gravado. Além do reggae trazido pelo pai, Pedro gêneros negros como afrobeat, funk, R&B e soul.

 

2. Antes de seguir a carreira artística ele teve outra profissão

Alexandre Carlo em atuação no Filme "Assalto de Fé"
Alexandre Carlo em atuação no Filme “Assalto de Fé” (Imagem: Reprodução)

Alexandre Carlo chegou a cursar faculdade de análise de sistemas, mas desistiu e se rende à música, sua paixão desde sempre. Conhecido como cantor e compositor, ele é um dos fundadores e vocalistas do Natiruts e o responsável pela criação da maioria das letras e melodia. Ele diz que busca na realidade do cotidiano a inspiração para compor suas canções. Além de cantar, Alexandre Carlo foi protagonista na comédia nacional Um assalto de fé, que estreou em 2011.

 

3. Vocalista e Fundador da Banda Natiruts

Atual Composição da Banda Natiruts
Atual Composição da Banda Natiruts (Imagem: Reprodução)

Surgida no ano de 1996 em Brasília por Alexandre Carlo, que na época, estudante universitário, tinha a música como válvula de escape das suas alegrias e desilusões com a realidade brasileira. Sem pretensões maiores, visto que já estava encaminhado na profissão de analista de sistemas, compunha canções no estilo que mais se sentia à vontade: o reggae.

Numa das cervejadas do time de futebol da UnB conheceu Waldivino Pires de Moraes Jr, mais conhecido como Juninho. Por volta de agosto de 1995 na casa do amigo Juninho, Alexandre apresentaria, pela primeira vez, sua mais nova composição – Surfista do Lago Paranoá.

Foi então que Alexandre convidou Luis Mauricio e Bruno Dourado, companheiros de time de futebol na UnB, para assumirem o baixo e a percussão. A primeira apresentação da banda, que então se chamava Nativus, aconteceu no dia 29 de março de 1996, na casa de um amigo de infância de Luís Mauricio e Bruno Dourado.

Neste mesmo dia, André Carneiro foi convidado para ser o guitarrista solo. Dias depois, foi a vez de Izabella Rocha entrar para equipe, assumindo o posto de backing vocal. Depois de muitos ensaios e alguns shows, Carneiro resolveu deixar o grupo, dando lugar a Kiko Peres. Fizeram alguns ensaios com essa formação.

 

4. As letras de suas músicas são pautas sociais

Letra da música "A Justiça Falha" de Natiruts
Letra da música “A Justiça Falha” de Natiruts (Imagem: Letras Músicas)

Em meio às letras que acalmam e fazem uma multidão de fãs cantarem junto, estão posicionamentos políticos que incluem temas como a pobreza e o preconceito. As composições da banda brasiliense de reggae Natiruts colecionam prêmios e admiradores. Muitas delas nasceram da criatividade do vocalista, Alexandre Carlo, que além das melodias,  usa as redes sociais para manifestar opiniões e críticas.

Brasiliense de família carioca, ele viveu até os 26 anos no Cruzeiro, desde que o pai assumiu um cargo no serviço público da nova capital, em 1960. Graças a isso, Alexandre pôde estudar em escolas particulares do Plano Piloto, onde percebeu que, em cada turma por que passava, no máximo dois estudantes eram negros. “Ali já dava para ver que alguma coisa estava estranha, que esse papo da meritocracia não existia, porque não é possível”, recorda.

Filho de pai negro e mãe branca, ele aprendia em casa a história de nomes como Mandela, Grande Otelo e Abdias do Nascimento. “Meu pai, além de falar sobre o racismo, ou seja, o mal que vem de fora para dentro, falava de debater os erros do negro para o próprio negro. Por exemplo, a interpretação do que é malandragem”, destaca. “Malandragem é estudar. A única forma de conseguir transpor essas barreiras é estudando”.

 

5. A maior parte das composições da Banda Natiruts foram feitas por Alexandre

Alexandre Carlo foi quem compôs a maior parte das músicas de Natiruts
Alexandre Carlo (Imagem: Reprodução)

Confira as composições realizadas pelo cantor: Surfista do Lago Paranoá; Cantar; Presente De Um Beija-Flor; Eu E Ela; Praia Dos Golfinhos; Liberdade Pra Dentro Da Cabeça; Mano Velho; Meu Reggae É Roots; Deixa O Menino Jogar; Povo Brasileiro; Adeus Mamãezinha; O Carcará E A Rosa; Dialetos Da Paz; Pedras Escondidas; Tenha os Olhos Sempre Abertos; Eu Luto; Dance Se Quiser Dançar; Som De Bob; Em Paz; Verbalize; Gotas De Vidro; Casulo.

E não para por aí: Semente Nativa; Leve com Você; Jamaica Roots II; Bob Falou; Tô de Bem; Reggae De Raiz; Soul de Bsb; Andei Só; Pode Ser; Nessa Babilônia; Proteja-se e Lute; Discípulo de Mestre Bimba; Una Vez Mas; O Fundo do Mar; Homem do Povo; Misteriosa Atração; Espero que um Dia; A Hipnose do Amor.

Quem é Alexandre Carlo?

Alexandre Carlo Cruz Pereira, mais conhecido pelo seu nome artístico Alexandre Carlo é um músico, instrumentista, compositor. É vocalista, guitarrista e letrista da banda brasiliense de reggae Natiruts além de ter um disco de música pop chamado Quartz, lançado em 2014 Com a banda Natiruts já gravou os seguintes álbuns de estúdio: Nativus (1997); Povo Brasileiro (1999); Verbalize (2001); Qu4tro (2002); Nossa Missão (2005); Raçaman (2009); Índigo Cristal (2017); I Love (2019).

Ainda com a Banda Natiruts conseguiu os seguintes feitos: Álbuns ao vivo: Natiruts Reggae Power Ao Vivo (2006) e Natiruts Acústico Reggae Ao Vivo (2012). Realizou a gravação de dois DVDs: Natiruts Reggae Power Ao Vivo (2006) e Natiruts Acústico Reggae Ao Vivo (2012). Coletâneas: Brasil de A a Z (2007); Meu Reggae é Roots; Série Bis: Natiruts (CD duplo); O Melhor de Natiruts e Série Retratos: Natiruts.