Especial Lady Gaga 37 anos: Confira 10 curiosidades sobre a artista

10 curiosidades sobre Lady Gaga
Lady Gaga (Imagem: Reprodução)

Especial Lady Gaga 37 anos: Confira 10 curiosidades sobre a artista

Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, é uma cantora, compositora, instrumentista, atriz, produtora musical e empresária estadunidense. Natural de Nova Iorque nos Estados Unidos, ela completa 37 anos hoje, 28 de março de 2023, o que já podemos contar como a primeira curiosidade sobre a vida de Lady Gaga, o seu signo é de áries, personalidade forte e de pessoas de coragem. Para homenagear essa grande mulher, trouxemos algumas curiosidades sobre a trajetória da artista, confira.

Vida profissional

1.Origem do nome artístico Lady Gaga

Referência do nome artístico de Lady Gaga – Banda Queen (Montagem: Reprodução)

Muitos artistas têm a tendência de trocar de nome quando entram na indústria do entretenimento. Com Stefani Germanotta não foi diferente. Segundo a cantora, em uma entrevista para a revista Rolling Stones, o nome artístico surgiu com a ajuda do produtor musical Rob Fusari. Sempre que ouvia Stefani cantando, Fusari comparava suas habilidades vocais às de Freddie Mercury, vocalista da icônica banda de rock Queen. Foi a partir da canção “Radio Ga Ga”, do Queen, que o nome Lady Gaga teria nascido, quando o corretor ortográfico corrigiu “Radio Gaga” para ” Lady Gaga”, em uma mensagem do produtor para a cantora.

2. Carreira como atriz

Lady Gaga como atriz em Coringa 2
Lady Gaga como Arlequina em Coringa 2 (Imagem: Reprodução)

Gaga também tem sua carreira de atriz, dentre os quais se destacam trabalhos como a série televisiva American Horror Story: Hotel (2015-16), que lhe rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz, e o filme A Star Is Born (2018), no qual atuou ao lado de Bradley Cooper e para o qual contribuiu também com a trilha sonora. Após o lançamento do filme, Gaga foi aclamada pelos críticos, nomeada ao Óscar de melhor atriz e vencedora na categoria de melhor canção original, à qual levou a estatueta pela música “Shallow”. Com isto, Gaga se tornou a primeira artista musical a vencer cinco premiações na mesma temporada: Óscar, Grammy, Globo de Ouro, Bafta e Critics’ Choice. Devido a isso, foi convidada pelo Óscar para fazer parte dos membros votantes dos trabalhos musicais e de atuação.

3. Início da carreira musical

Lady Gaga no início da carreira musical
Lady Gaga no início da carreira musical (Imagem: Reprodução)

Germanotta inicialmente assinou um contrato com a gravadora Def Jam Recordings aos 19 anos de idade, mas saiu dela depois de três meses. Brevemente, a sua companhia de administração apresentou-a ao compositor e produtor RedOne, que também era empregado dela. A primeira canção que ela produziu com RedOne foi “Boys Boys Boys”, uma mistura inspirada pelas canções “Girls, Girls, Girls” de Mötley Crüe, e “T.N.T.” de AC/DC.

Ela mudou-se para um apartamento no sudoeste de Nova Iorque e gravou algumas canções com o cantor de hip-hop Grandmaster Melle Mel para um audiolivro acompanhante do livro infantil, The Portal in the Park, de Cricket Casey. Ela também deu início a Stefani Germanotta Band, um grupo com alguns amigos da universidade. Eles gravaram um Extended play com as suas canções de balada em um estúdio situado abaixo de uma adega em Nova Jersey, tornando-se um ponto fixo ao centro social no sudoeste da cidade.

Lady Começou a experimentar drogas, logo depois, enquanto fazia apresentações neo-burlescas. O seu pai não entendia a razão do consumo de drogas e não conseguiu olhar para ela durante alguns meses.  Em agosto de 2007, Gaga e Starlight foram convidadas para tocarem no festival Lollapalooza nos Estados Unidos. A apresentação foi excepcionalmente aclamada e recebeu críticas positivas. Tendo inicialmente focado em avant-garde, música dance e eletrônica, Gaga encontrou a sua imagem musical quando começou a incorporar melodias de música pop, e o glam rock de David Bowie e Queen nela.

Até o momento, Lady Gaga já vendeu um número estimado de mais de 30 milhões de discos e mais de 100 milhões de singles no mundo, o que faz dela uma das recordistas de vendas de discos no mundo.  Suas conquistas também incluem treze Grammy Awards e dezoito MTV Video Music Awards, que inclui o Tricon Award, recebido por ela em 2020 como a primeira artista a ser homenageada nessa categoria do VMA. Em 2012, Gaga foi posicionada no número quatro na lista das “15 Mulheres Mais Bem Sucedidas Do Entretenimento” da revista Billboard e posicionou-se no número quatro na lista das “100 Maiores Mulheres na Música” do VH1. Além disso, ela é regularmente destacada em listas elaboradas pela revista Forbes e foi nomeada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

 

4. Lady Gaga é pianista desde criança – um prodígio desde a infância

Lady Gaga é pianista desde criança
Lady Gaga é pianista desde criança (Montagem: Reprodução)

Ela aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade, e escreveu a sua primeira canção de balada no instrumento aos treze; por volta dos quatorze, começou a comparecer em casas noturnas de apresentações livres ao microfone. Uma ávida atriz em musicais de ensino médio, Germanotta interpretou papéis principais como Adelaide em Guys and Dolls e Philia em A Funny Thing Happened on the Way to the Forum.

 

5. Referências Musicais e lançamento de álbum de Jazz

Lady Gaga tem Madonna como uma das suas maiores inspirações musicais
Madonna e Lady Gaga (Imagem: Reprodução)

A consagrada cantora pop também já se aventurou pelas terras do jazz. Em parceria com Tony Bennett, ícone do jazz, Gaga lançou um álbum chamado “Cheek to Cheek”, em 2014. Os dois se conheceram durante um evento de gala da Fundação Robin Hood, em Nova Iorque. Desde então, tornaram-se amigos e a parceria se consolidou com o lançamento do disco. A dupla se deu tão bem que um segundo álbum foi lançado em 2021, chamado Love for Sale. Para os fãs, o interesse de Gaga pelo gênero musical não é uma surpresa, já que o jazz esteve presente em sua vida desde a infância.

Gaga cresceu ouvindo artistas como os Beatles, Stevie Wonder, Queen, Bruce SpringsteenPink Floyd, Mariah Carey, Grateful Dead, Led Zeppelin, Whitney HoustonElton JohnChristina Aguilera, Blondie e Garbage, todos a influenciaram musicalmente em algum ponto.  A inspiração musical de Gaga varia de cantores de dance-pop, como Madonna e Michael Jackson, a artistas glam rock como David BowieFreddie Mercury, bem como a teatralidade da música, do artista pop Andy Warhol e suas próprias raízes de performance no teatro musical.

Ela foi comparada a Madonna, que disse que ela se vê refletida em Gaga. Gaga diz que ela quer revolucionar a música pop como Madonna fez. Gaga também citou bandas de heavy metal como uma influência, incluindo Iron Maiden e Black Sabbath. Ela credita Beyoncé como uma inspiração chave para seguir uma carreira musical, e as artistas já fizeram um feat juntas.

Vida pessoal

1.Família e Infância

Lady Gaga e seus pais
Lady Gaga e seus pais, Joseph e Cynthia Germanotta (Montagem: Reprodução)

Lady Gaga é filha mais velha de Joseph Germanotta, um empreendedor de internet, e Cynthia Germanotta (nascida Bissett). Descendente de italianos da Sicília e de franceses do Canadá, ela é a mais velha de duas crianças. A sua irmã, Natali Germanotta, é uma estudante de moda, que nasceu em 1992.  Aos onze anos de idade, Germanotta frequentou o Convent of the Sacred Heart, uma escola católica romana privada no Upper West Side em Manhattan, mas afirmou não vir de uma família rica, dizendo que seus pais ambos vieram de famílias de classe baixa, então trabalharam por tudo: “minha mãe ficava doze horas por dia fora de casa, em telecomunicações, e o meu pai também.”

 

2. Escola de freiras e adolescência conturbada

Lady Gaga criança e no início da adolescência (Imagens: Reprodução)

Outra curiosidade que pode ser surpreendente para muitas pessoas é que Lady Gaga frequentou uma escola de freiras durante a infância. Nascida em uma família católica, a cantora recebeu uma educação tradicional que, juntamente com seu bom desempenho, fizeram com que sua vida acadêmica rendesse bons frutos. Apesar do sucesso acadêmico, Lady Gaga teve uma juventude difícil. A cantora relatou, em entrevista para a In Touch Weekly, em 2014, que “era um pouco insegura na época da escola” e que sofria bullying por sua excentricidade, fazendo com que Gaga se sentisse uma estranha. Foi só quando ela começou a frequentar a universidade que ganhou confiança para ser quem desejava.

 

3. Lady Gaga tem fibromialgia 

Lady Gaga tem fibromialgia
Lady Gaga sofre de doença incurável: fibromialgia (Imagem: Reprodução)

Um dos momentos mais traumáticos para os fãs brasileiros da artista foi quando, em 2017, ela cancelou sua participação no Rock in Rio. Em suas redes sociais, a cantora relatou que estava com fortes dores no corpo e que não conseguiria fazer a apresentação. “Brasil, eu estou devastada que não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas preciso cuidar do meu corpo agora”, ela escreveu em sua conta do Twitter. Na época, Lady Gaga estava passando por tratamentos profissionais para tratar a fibromialgia, uma síndrome clínica que provoca dores no corpo, especialmente na musculatura, causando também sensibilidade nas articulações e tendões.

 

4. Lady Gaga é madrinha dos filhos do Elton John

Lady Gaga com Elton John e seus afilhados, filho do cantor: Zachary e Elijah
Lady Gaga com Elton John e seus afilhados, filho do cantor: Zachary e Elijah (Montagem: Reprodução)

Lady Gaga e Elton John possuem uma amizade de longa data. Ambos já colaboraram em vários projetos, e Elton está presente na faixa “Sine From Above”, do álbum Chromatica, de Gaga. Logo, foi natural que o cantor escolhesse Lady Gaga como a madrinha de seus filhos, Zachary e Elijah. De acordo com uma entrevista de Elton John ao Hollywood.com, em 2016, a cantora é uma excelente madrinha e sempre consegue tempo para estar presente na vida dos afilhados.

5. Herdeira de um restaurante Italiano

Joanne Trattoria - Restaurante Italiano dos pais de Lady Gaga
Joanne Trattoria – Restaurante Italiano dos pais de Lady Gaga (Imagem: Reprodução)

A última curiosidade sobre Lady Gaga é inesperada por todos. Além de cantora, atriz, ícone da moda e muito mais, Lady Gaga também é herdeira de um restaurante italiano. Denominado Joanne Trattoria, o restaurante tradicional fica localizado na 70 West 68th Street, em Nova Iorque, e são os pais de Gaga, Cynthia e Joseph, que administram o local.