Conheça os candidatos brasileiros pré-selecionados ao Oscar 2024

conheca-os-candidatos-brasileiros-preselecionados-ao-oscar-2024
Conheça os candidatos brasileiros pré-selecionados ao Oscar 2024. (Foto: reprodução/internet)

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou na terça-feira, 5 de setembro, a lista preliminar de filmes brasileiros selecionados para competir no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.

A princípio, esta seleção apresenta seis produções que aspiram a receber uma indicação ao prêmio máximo do cinema.

Inicialmente, 28 longas-metragens brasileiros foram considerados elegíveis para representar o Brasil na principal premiação cinematográfica.

No entanto, a recente lista foi escolhida em dois turnos, através dos votos dos 25 membros da Academia Brasileira.

Além disso, de acordo com a organização, o filme brasileiro que buscará uma indicação no Oscar 2024 será anunciado no dia 12 de setembro.

Abaixo, você encontrará sinopses de cada um dos filmes nacionais pré-selecionados:

01. Estranho Caminho

Dirigido por Guto Parente, este filme narra o retorno de um cineasta ao Brasil após uma década longe de sua família.

Durante o lockdown da pandemia de Covid-19, o protagonista enxerga uma oportunidade para reconstruir seu relacionamento com o distante pai.

02. Noites Alienígenas

Neste filme dirigido por Sérgio Carvalho, três jovens da periferia de Rio Branco, no Acre, enfrentam uma tragédia comum em meio ao aumento do crime organizado na região.

A trama une a Amazônia urbana à ancestralidade dos povos tradicionais.

03. Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha

Esta cinebiografia dirigida por Eduardo Albergaria conta a história da icônica dupla Claudinho e Buchecha, focando na amizade dos músicos cariocas e sua jornada de superação até se tornarem nomes proeminentes do funk melody nacional.

04. Pedágio

Dirigido por Carolina Markowicz, “Pedágio” acompanha a rotina de uma cobradora de pedágio que descobre uma forma ilegal de ganhar dinheiro extra para pagar o polêmico tratamento de “cura gay” de seu filho.

05. Retratos Fantasmas

Com a direção de Kleber Mendonça Filho, este longa-metragem documental examina a evolução do centro de Recife durante o século XX, utilizando imagens de arquivo para refletir sobre as mudanças na capital e na sociedade pernambucana.

06. Urubus

Dirigido por Claudio Borrelli, “Urubus” retrata o encontro entre o líder de uma gangue de pichadores de São Paulo e uma estudante de artes após uma intervenção do grupo durante a 28ª Bienal de São Paulo, desencadeando posteriormente um controverso debate cultural sobre a arte das ruas.

Até o momento, oito produções brasileiras já receberam indicações ao Oscar, sendo quatro delas na categoria de:

Melhor Filme Internacional: “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro” (1998) e “Central do Brasil” (1999).

Outras representações incluíram “Uma História de Futebol” (Melhor Curta-Metragem, 2001), “Cidade de Deus” (Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, 2004)

Logo depois, “O Menino e O Mundo” (Melhor Animação, 2016) e “Democracia em Vertigem” (Melhor Documentário, 2020).

Em conclusão, a 96ª edição do Oscar, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, está programada para ocorrer em 10 de março de 2024.

Assim, como é tradicional, a cerimônia de premiação será realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles.